Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Defensoria Pública do Amazonas completa 35 anos garantindo acesso à justiça

Defensores e servidores que fazem parte da Defensoria Pública do Amazonas desde 30 de março de 1990 foram homenageados

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) celebrou seus 35 anos de criação, nesta segunda-feira (31/3), em noite de muita emoção, no Teatro Amazonas, em Manaus.  

Durante a solenidade, foram exibidos os dois primeiros episódios do documentário “Defensoria Pública do Amazonas 35 anos: História, Lutas e Transformações”, que contaram o surgimento da instituição, seu crescimento, desafios enfrentados e as autonomias conquistadas nos últimos anos.

Defensores e servidores que fazem parte da Defensoria Pública do Amazonas desde 30 de março de 1990 foram homenageados e receberam uma placa em agradecimento aos serviços prestados em prol daqueles que mais precisam. 

O cantor David Assayag encerrou a programação especial, cantando sucessos do cancioneiro popular amazonense e toadas antológicas dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. 

Na plateia, defensores, servidores, residentes, estagiários, familiares, assistidos e autoridades acompanharam com empolgação toda a cerimônia.

Mural faz linha do tempo da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
Mural faz linha do tempo da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Legado da Defensoria Pública do Amazonas

O evento contou ainda com uma exposição, no hall de entrada do teatro, que apresentou fotos, documentos e objetos históricos relacionados à trajetória da instituição.

Para o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, compreender os desafios enfrentados no passado permite valorizar as conquistas atuais e ampliar o alcance da Defensoria Pública no Amazonas.

“O regaste histórico é justamente para que nós possamos entender o que os nossos colegas passaram lá no passado, dar valor ao que temos hoje e construir um futuro melhor, com uma Defensoria ainda mais forte e presente na vida da população amazonense”, afirma Barbosa. 

Defensor Público Geral, Rafael Barbosa entraga homenagem - Foto: Chico Batata/Defensoria Pública do Amazonas).
Defensor Público Geral, Rafael Barbosa entraga homenagem – Foto: Chico Batata/Defensoria Pública do Amazonas).

Em seu discurso, a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, destacou o poder transformador da DPE-AM. “A história de nós, que vivemos todos os dias dedicando a nossa atenção ao nosso trabalho, ao nosso serviço, em prol do assistido, que é a nossa razão de ser, transforma as nossas vidas. Transforma quem nós somos como pessoa. Nos torna pessoas melhores”, disse. 

“Eu acredito que a Defensoria Pública de 1990 teria muito orgulho de onde chegamos agora aqui em 2025. É um motivo de grande satisfação para todos nós pertencer a essa instituição e poder homenagear essas pessoas que são dignas desse reconhecimento, que é tão merecido por terem plantado uma semente de esperança de que a Defensoria Pública poderia vir a ser o que ela é hoje. Muito obrigada a todos que vivem a Defensoria todos os dias. Vocês são fundamentais para a Defensoria, vocês são fundamentais para os nossos assistidos”, concluiu Karoline Santos.

O 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins, disse que o momento foi para comemorar, relembrar e ressignificar a DPE-AM.

“A Defensoria Pública não está contida nela mesma. A Defensoria Pública é para a população, para toda a sociedade. O crescimento da Defensoria Pública importa às pessoas que precisam dela, mas também a toda sociedade. Quanto mais a Defensoria Pública crescer, melhor a população vai estar”, ressaltou. “Eu tenho uma felicidade muito grande no meu coração hoje. Poder ver que várias pessoas celebram os 35 anos numa instituição que cresce para fazer o bem é maravilhoso”, acrescentou. 

O Corregedor Geral da Defensoria do Amazonas, Clóvis Barreto, disse que a celebração é especial não só para os integrantes da DPE-AM, mas para a população amazonense.

“Notadamente, aquelas pessoas que são os nossos assistidos potenciais, que são os beneficiários do nosso serviço”. Ao olhar para a história da instituição, ele enfatizou que “valeu a pena”. “Valeu a pena ficar aqui quando as condições eram totalmente desfavoráveis. O sentimento é que eu escolhi o caminho certo. Ajudei, como todos os colegas ajudaram, a construir uma instituição que se revela hoje pujante, forte, ainda não plena, como queremos. Mas, uma instituição que caminha a passos largos para ocupar o lugar de destaque que merece”, completou. 

David Assayag fez apresentação na solenidade da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
David Assayag fez apresentação na solenidade da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Convidados e declaraçoes

Representando o governador Wilson Lima, a secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa, destacou a parceria da pasta com a Defensoria na defesa e assistência aos mais vulneráveis. Ao comentar o documentário, disse que ficou surpresa com a história da DPE-AM. 

“Enquanto cidadã amazonense, me sinto muito orgulhosa de ser de um estado que tem na Defensoria servidores de fibra, que têm carinho no cuidar das pessoas, porque a Defensoria cuida de pessoas”, disse. 

O senador Eduardo Braga enviou uma carta que foi lida durante a cerimônia. O parlamentar ressaltou que há 35 anos a Defensoria Pública do Amazonas “cumpre um papel fundamental para a democracia: garantir acesso à proteção legal a todos os cidadãos de forma igualitária”. 

“Saúdo esta brilhante instituição, seus membros e os servidores que estão sendo homenageados hoje por exercerem suas funções públicas há 35 anos na Defensoria, que é um dos fortes pilares do direito, da justiça social e da democracia no Amazonas”, concluiu o senador. 

Assistido pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Bernardo Maia da Silva, que é homem trans, conseguiu realizar uma mastectomia que havia sido negada pelo plano de saúde. “A Defensoria Pública foi o escudo e a espada que eu precisava para lutar contra essa barreira que a sociedade tem de não reconhecer que a gente só quer ser quem a gente é”. 

“Eu fico muito contente pelo fato de que a minha história não vai ficar esquecida, vai ser um marco para a comunidade e vai ser uma oportunidade para outras pessoas, como eu, possam realizar, com o apoio da Defensoria, os seus sonhos e as suas conquistas”, disse. 

Uma das homenageadas pelos 35 anos de trabalho na Defensoria Pública do Amazonas, a servidora Ivanilde Vilhena Rodrigues disse que receber a homenagem foi uma honra muito grande.

“Eu amo aquilo que faço. Cuidar das pessoas, dar assistência às pessoas mais necessitadas, às pessoas carentes, não tem preço. É muito gratificante. Eu faço isso com muito amor durante esses anos todos. Então, não tem palavras para descrever tamanha é a minha felicidade”, declarou. 

Estiveram presentes na cerimônia, entre outras autoridades, o desembargador Flávio Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, procuradora Raquel Betty de Castro Pimenta, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), a vice-presidente da Seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Denise Aufiero, a defensora Melissa Credie Borborema, representando a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), e o vereador Eurico Tavares, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

35 anos da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
35 anos da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Atividades

A cerimônia realizada no Teatro Amazonas encerrou a programação especial pelos 35 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que, ao longo do mês de março, contou com diversas atividades voltadas tanto para o público interno da instituição quanto para a população em geral.

Nos dias 17 e 18, os servidores participaram de uma programação dedicada ao bem-estar no ambiente de trabalho, com foco na saúde física e mental dos colaboradores da Defensoria. A programação incluiu palestras, oficinas e atividades de relaxamento.

No dia 20 de março, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da instituição na Assembleia Legislativa do Estado. O evento contou com a presença de autoridades, defensores públicos, servidores e convidados especiais, que celebraram as conquistas e o impacto social da Defensoria ao longo dessas três décadas e meia.

Nos dias 21 e 22, a Defensoria Pública do Amazonas promoveu o workshop “O Papel da Defensoria Pública e a Democratização da Justiça – Um Guia para Jornalistas”, abordando temas relevantes para a atuação institucional, como acesso à justiça, direitos humanos e inovações no campo jurídico.

1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos entrega homenagem - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos entrega homenagem – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Na quarta-feira (26), foi realizado um Ato Ecumênico na sede administrativa, com a participação de membros, servidores, estagiários, residentes e terceirizados.

Na quinta-feira (27), a Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam) promoveu, na sede administrativa, a roda de conversa “Resgate histórico das experiências vividas e um vislumbre do futuro”, com a participação dos defensores públicos Miguel Tinoco, Emilly Santos e Regina Jansen.

Na sexta-feira (28), a Defensoria Pública do Amazonas realizou uma ação social voltada aos moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, com oferta de serviços jurídicos gratuitos, emissão e regularização de documentos, além de atendimentos médico e psicológico. Na ocasião, foram entregues 200 kg de leite em pó arrecadados por membros, servidores, residentes e estagiários à Associação Jésus Gonçalves e ao Educandário Espírita Santo Agostinho. Também foram doados 230 kg de alimentos não perecíveis arrecadados pela Esudpam durante as inscrições de processos seletivos para estágio e residência jurídica.

No sábado (29), foi lançado o projeto “Defensoria Tá na Área”, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. Mais de 500 atendimentos foram realizados durante o primeiro mutirão de serviços jurídicos gratuitos, com foco na área de Família.

Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
- Publicidade -
ICBEU - Art School

A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) celebrou seus 35 anos de criação, nesta segunda-feira (31/3), em noite de muita emoção, no Teatro Amazonas, em Manaus.  

Durante a solenidade, foram exibidos os dois primeiros episódios do documentário “Defensoria Pública do Amazonas 35 anos: História, Lutas e Transformações”, que contaram o surgimento da instituição, seu crescimento, desafios enfrentados e as autonomias conquistadas nos últimos anos.

Defensores e servidores que fazem parte da Defensoria Pública do Amazonas desde 30 de março de 1990 foram homenageados e receberam uma placa em agradecimento aos serviços prestados em prol daqueles que mais precisam. 

O cantor David Assayag encerrou a programação especial, cantando sucessos do cancioneiro popular amazonense e toadas antológicas dos bois bumbás Caprichoso e Garantido. 

Na plateia, defensores, servidores, residentes, estagiários, familiares, assistidos e autoridades acompanharam com empolgação toda a cerimônia.

Mural faz linha do tempo da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
Mural faz linha do tempo da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Legado da Defensoria Pública do Amazonas

O evento contou ainda com uma exposição, no hall de entrada do teatro, que apresentou fotos, documentos e objetos históricos relacionados à trajetória da instituição.

Para o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, compreender os desafios enfrentados no passado permite valorizar as conquistas atuais e ampliar o alcance da Defensoria Pública no Amazonas.

“O regaste histórico é justamente para que nós possamos entender o que os nossos colegas passaram lá no passado, dar valor ao que temos hoje e construir um futuro melhor, com uma Defensoria ainda mais forte e presente na vida da população amazonense”, afirma Barbosa. 

Defensor Público Geral, Rafael Barbosa entraga homenagem - Foto: Chico Batata/Defensoria Pública do Amazonas).
Defensor Público Geral, Rafael Barbosa entraga homenagem – Foto: Chico Batata/Defensoria Pública do Amazonas).

Em seu discurso, a 1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos, destacou o poder transformador da DPE-AM. “A história de nós, que vivemos todos os dias dedicando a nossa atenção ao nosso trabalho, ao nosso serviço, em prol do assistido, que é a nossa razão de ser, transforma as nossas vidas. Transforma quem nós somos como pessoa. Nos torna pessoas melhores”, disse. 

“Eu acredito que a Defensoria Pública de 1990 teria muito orgulho de onde chegamos agora aqui em 2025. É um motivo de grande satisfação para todos nós pertencer a essa instituição e poder homenagear essas pessoas que são dignas desse reconhecimento, que é tão merecido por terem plantado uma semente de esperança de que a Defensoria Pública poderia vir a ser o que ela é hoje. Muito obrigada a todos que vivem a Defensoria todos os dias. Vocês são fundamentais para a Defensoria, vocês são fundamentais para os nossos assistidos”, concluiu Karoline Santos.

O 2º Subdefensor Público Geral, Marco Aurélio Martins, disse que o momento foi para comemorar, relembrar e ressignificar a DPE-AM.

“A Defensoria Pública não está contida nela mesma. A Defensoria Pública é para a população, para toda a sociedade. O crescimento da Defensoria Pública importa às pessoas que precisam dela, mas também a toda sociedade. Quanto mais a Defensoria Pública crescer, melhor a população vai estar”, ressaltou. “Eu tenho uma felicidade muito grande no meu coração hoje. Poder ver que várias pessoas celebram os 35 anos numa instituição que cresce para fazer o bem é maravilhoso”, acrescentou. 

O Corregedor Geral da Defensoria do Amazonas, Clóvis Barreto, disse que a celebração é especial não só para os integrantes da DPE-AM, mas para a população amazonense.

“Notadamente, aquelas pessoas que são os nossos assistidos potenciais, que são os beneficiários do nosso serviço”. Ao olhar para a história da instituição, ele enfatizou que “valeu a pena”. “Valeu a pena ficar aqui quando as condições eram totalmente desfavoráveis. O sentimento é que eu escolhi o caminho certo. Ajudei, como todos os colegas ajudaram, a construir uma instituição que se revela hoje pujante, forte, ainda não plena, como queremos. Mas, uma instituição que caminha a passos largos para ocupar o lugar de destaque que merece”, completou. 

David Assayag fez apresentação na solenidade da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
David Assayag fez apresentação na solenidade da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Convidados e declaraçoes

Representando o governador Wilson Lima, a secretária de Estado da Justiça e Direitos Humanos (Sejusc), Jussara Pedrosa, destacou a parceria da pasta com a Defensoria na defesa e assistência aos mais vulneráveis. Ao comentar o documentário, disse que ficou surpresa com a história da DPE-AM. 

“Enquanto cidadã amazonense, me sinto muito orgulhosa de ser de um estado que tem na Defensoria servidores de fibra, que têm carinho no cuidar das pessoas, porque a Defensoria cuida de pessoas”, disse. 

O senador Eduardo Braga enviou uma carta que foi lida durante a cerimônia. O parlamentar ressaltou que há 35 anos a Defensoria Pública do Amazonas “cumpre um papel fundamental para a democracia: garantir acesso à proteção legal a todos os cidadãos de forma igualitária”. 

“Saúdo esta brilhante instituição, seus membros e os servidores que estão sendo homenageados hoje por exercerem suas funções públicas há 35 anos na Defensoria, que é um dos fortes pilares do direito, da justiça social e da democracia no Amazonas”, concluiu o senador. 

Assistido pelo Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Bernardo Maia da Silva, que é homem trans, conseguiu realizar uma mastectomia que havia sido negada pelo plano de saúde. “A Defensoria Pública foi o escudo e a espada que eu precisava para lutar contra essa barreira que a sociedade tem de não reconhecer que a gente só quer ser quem a gente é”. 

“Eu fico muito contente pelo fato de que a minha história não vai ficar esquecida, vai ser um marco para a comunidade e vai ser uma oportunidade para outras pessoas, como eu, possam realizar, com o apoio da Defensoria, os seus sonhos e as suas conquistas”, disse. 

Uma das homenageadas pelos 35 anos de trabalho na Defensoria Pública do Amazonas, a servidora Ivanilde Vilhena Rodrigues disse que receber a homenagem foi uma honra muito grande.

“Eu amo aquilo que faço. Cuidar das pessoas, dar assistência às pessoas mais necessitadas, às pessoas carentes, não tem preço. É muito gratificante. Eu faço isso com muito amor durante esses anos todos. Então, não tem palavras para descrever tamanha é a minha felicidade”, declarou. 

Estiveram presentes na cerimônia, entre outras autoridades, o desembargador Flávio Pascarelli Lopes, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a procuradora-geral de Justiça do Amazonas, Leda Mara Albuquerque, procuradora Raquel Betty de Castro Pimenta, representando o Ministério Público do Trabalho (MPT), a vice-presidente da Seccional do Amazonas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM), Denise Aufiero, a defensora Melissa Credie Borborema, representando a Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), e o vereador Eurico Tavares, representando a Câmara Municipal de Manaus (CMM).

35 anos da Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
35 anos da Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Atividades

A cerimônia realizada no Teatro Amazonas encerrou a programação especial pelos 35 anos da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), que, ao longo do mês de março, contou com diversas atividades voltadas tanto para o público interno da instituição quanto para a população em geral.

Nos dias 17 e 18, os servidores participaram de uma programação dedicada ao bem-estar no ambiente de trabalho, com foco na saúde física e mental dos colaboradores da Defensoria. A programação incluiu palestras, oficinas e atividades de relaxamento.

No dia 20 de março, foi realizada uma Sessão Solene em homenagem aos 35 anos da instituição na Assembleia Legislativa do Estado. O evento contou com a presença de autoridades, defensores públicos, servidores e convidados especiais, que celebraram as conquistas e o impacto social da Defensoria ao longo dessas três décadas e meia.

Nos dias 21 e 22, a Defensoria Pública do Amazonas promoveu o workshop “O Papel da Defensoria Pública e a Democratização da Justiça – Um Guia para Jornalistas”, abordando temas relevantes para a atuação institucional, como acesso à justiça, direitos humanos e inovações no campo jurídico.

1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos entrega homenagem - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
1ª Subdefensora Pública Geral, Karoline Santos entrega homenagem – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).

Na quarta-feira (26), foi realizado um Ato Ecumênico na sede administrativa, com a participação de membros, servidores, estagiários, residentes e terceirizados.

Na quinta-feira (27), a Escola Superior da Defensoria Pública do Amazonas (Esudpam) promoveu, na sede administrativa, a roda de conversa “Resgate histórico das experiências vividas e um vislumbre do futuro”, com a participação dos defensores públicos Miguel Tinoco, Emilly Santos e Regina Jansen.

Na sexta-feira (28), a Defensoria Pública do Amazonas realizou uma ação social voltada aos moradores do bairro Colônia Antônio Aleixo, na Zona Leste de Manaus, com oferta de serviços jurídicos gratuitos, emissão e regularização de documentos, além de atendimentos médico e psicológico. Na ocasião, foram entregues 200 kg de leite em pó arrecadados por membros, servidores, residentes e estagiários à Associação Jésus Gonçalves e ao Educandário Espírita Santo Agostinho. Também foram doados 230 kg de alimentos não perecíveis arrecadados pela Esudpam durante as inscrições de processos seletivos para estágio e residência jurídica.

No sábado (29), foi lançado o projeto “Defensoria Tá na Área”, no Largo São Sebastião, Centro de Manaus. Mais de 500 atendimentos foram realizados durante o primeiro mutirão de serviços jurídicos gratuitos, com foco na área de Família.

Defensoria Pública do Amazonas - (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
Defensoria Pública do Amazonas – (Foto: Chico Batata/DPE-AM).
- Publicidade -

Mais lidas

Motociclista derrapa em pista e é atingido por carro no Viaduto Rei Pelé

Um grave acidente envolvendo um carro e o motociclista ocorreu na noite deste domingo (6/7) no Viaduto Rei Pelé, localizado na Av. Autaz Mirin,...

Manaus recebe primeira edição do “Arte no Busão” que transforma ônibus em galeria itinerante

A cidade de Manaus se prepara para viver uma nova forma de interação com a arte: a partir de agosto de 2025, os ônibus...
- Publicidade -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

VÍDEO: Caminhão derruba pedras e causa transtorno a motoristas na Ponta Negra, em Manaus

Os motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pela rotatória da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, após um caminhão derrubar uma grande quantidade de...

VÍDEO: Sucuri de quase 4 metros invade casa de homem no Amazonas

Uma sucuri de quase 4 metros invadiu uma casa no município de Careiro da Várzea, no interior do Amazonas. Em um vídeo divulgado nas...
- Publicidade -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

Tapete encarnado: torcedores lotam o Sambódromo de Manaus na festa da vitória do Garantido

O coração encarnado bateu forte na capital amazonense. O Sambódromo de Manaus se transformou em território vermelho e branco na noite deste sábado (5/7)...

VÍDEO: populares registram acidente na AM-070 com possível vítima presa entre ferragens, em Manacapuru

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado (5/7), por volta das 13h, na rodovia AM-070, que liga Manaus ao município...
- Publicidade -
ICBEU - Teatro
- Publicidade -
Leia também

Motociclista derrapa em pista e é atingido por carro no Viaduto Rei Pelé

Um grave acidente envolvendo um carro e o motociclista ocorreu na noite deste domingo (6/7) no Viaduto Rei Pelé, localizado na Av. Autaz Mirin,...

Manaus recebe primeira edição do “Arte no Busão” que transforma ônibus em galeria itinerante

A cidade de Manaus se prepara para viver uma nova forma de interação com a arte: a partir de agosto de 2025, os ônibus...

VÍDEO: Caminhão derruba pedras e causa transtorno a motoristas na Ponta Negra, em Manaus

Os motoristas enfrentaram dificuldades para trafegar pela rotatória da Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, após um caminhão derrubar uma grande quantidade de...

VÍDEO: Sucuri de quase 4 metros invade casa de homem no Amazonas

Uma sucuri de quase 4 metros invadiu uma casa no município de Careiro da Várzea, no interior do Amazonas. Em um vídeo divulgado nas...

Tapete encarnado: torcedores lotam o Sambódromo de Manaus na festa da vitória do Garantido

O coração encarnado bateu forte na capital amazonense. O Sambódromo de Manaus se transformou em território vermelho e branco na noite deste sábado (5/7)...

VÍDEO: populares registram acidente na AM-070 com possível vítima presa entre ferragens, em Manacapuru

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste sábado (5/7), por volta das 13h, na rodovia AM-070, que liga Manaus ao município...