Cinthia Ribeiro (PSDB), a primeira mulher a liderar uma delegação internacional da Frente Nacional de Prefeitos, comanda a comitiva que tem por objetivo conhecer o modelo de planejamento urbano de Barcelona.
Saiba mais:
Novo PAC é lançado no Tocantins com orçamento de R$ 35,7 bilhões
O grupo capitaneado pela prefeita de Palmas conferiu de perto o revolucionário projeto de transformar a cidade em superquadras e o Distrito 22@, em um espaço de inovação e tecnologia, fruto de um projeto de renovação urbana.
“Ter acesso a experiências exitosas, a soluções inteligentes e transformadoras é muito importante. A ideia é levar para os nossos municípios aquilo que deu certo em outras cidades, fortalecendo as relações sociais e a economia local”, destacou a gestora municipal.
Em seguida, a comitiva de prefeitos participou de uma agenda com empresários espanhóis. O evento intitulado ‘Oportunidades para investir no Brasil’ foi organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha.
Na oportunidade, Cinthia Ribeiro apresentou índices positivos de Palmas, falou da importância da desburocratização de alguns serviços e da parceria entre o setor público e privado.
“Independente de quem seja o prefeito ou a prefeita, é preciso que haja um ordenamento e a continuidade de bons projetos. Inovação nasce da vontade do gestor, da vontade do corpo técnico de pensar as coisas de forma diferente”, pontuou.
O prefeito de Barcelona, Jaume Collboni, participou do evento e reforçou que é nas cidades que as coisas acontecem. O gestor falou da importância de gerir uma cidade de forma democrática e com parcerias.
“Eventos como a ‘Smart City’ nos faz refletir como as práticas dos governos locais interferem nos resultados globais. Agradeço a Frente Nacional de Prefeitos pela colaboração”.
Superquadras
As superquadras são áreas urbanas compostas por quarteirões, entre os quais há restrição de circulação de veículos motorizados, caracterizando-se por zonas exclusivas para pedestres e bicicletas. Um dos aspectos principais da iniciativa é testar novas possibilidades de organização do espaço urbano com custos mais baixos de implementação.
Distrito 22@
Trata-se de um distrito de inovação e tecnologia, fruto de um projeto de renovação urbana realizado pela prefeitura a partir de 2000. Localizado no distrito de Sant Martí, antigo bairro industrial, era conhecido como ‘Manchester Catalã’ em virtude da atividade fabril que, com a desindustrialização, passou por um processo de degradação urbana. Sua renovação se baseou na concentração estratégica de atividades de conhecimento intensivo, especialmente tecnologia e inovação.