Para aumentar a confusão recente em torno do Ministério da Saúde, hoje o próprio ministro Marcelo Queiroga afirmou, em entrevista ao programa Sem Censura da TV Brasil, que a hidroxicloroquina não tem eficácia contra Covid.
Veja mais:
Senador vai à justiça contra secretário do ministério da Saúde que defendeu cloroquina
Manaus inicia vacinação contra Covid-19 das crianças de 11 anos sem comorbidades
“Essas medicações foram utilizadas no começo da pandemia e, na época, o uso era chamado de ‘uso compassivo'”, disse Queiroga. “Todos usaram. Posteriormente, se viu que, nessas situações, essa medicação não era mais aplicada e foi testada em outros contextos, né? Essas medicações, inclusive eu já falei, são medicações cujo uso científico ainda não está comprovada, mas essa confusão que querem criar entre vacina e cloroquina é totalmente descabida”.
A fala do ministro entra em conflito com a própria nota técnica emitida no final da semana passada pelo secretário de Ciência e Tecnologia da pasta, Hélio Angotti Netto, que dizia que cloroquina tem eficácia contra Covid e as vacinas não. Essa nota derrubou a tentativa de se estabelecer as diretrizes para o tratamento da doença para o ministério e atraiu polêmica: o senador Alessandro Vieira, bem como o partido Rede Sustentabilidade, já acionaram a justiça para pedir o afastamento de Angotti Neto.
Via UOL.