O deputado federal e ex-prefeito de Maués (a 257 quilômetros de Manaus), Sidney Leite, defendeu mudanças na legislação eleitoral para ampliar o número de parlamentares amazonenses na Câmara dos Deputados, em Brasília. “O estado deveria ter dez deputados, temos oito. É muito difícil eleger um deputado federal no Amazonas do que em qualquer outro estado do país”, afirmou, ao citar o diferença no quantitativo de representantes locais em comparação a demais localidades do país.
Reeleição
“Nesta eleição, só renovaremos 1/3 do Senado, com um político do Amazonas”, complementou Leite, em entrevista à rádio Onda Digital nesta quarta-feira (16). O parlamentar referia-se ao senador Omar Aziz, colega de partido candidato à reeleição em 2022. Aziz preside a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), considerada a seção mais relevante do parlamento federal.
Leia mais:
Secretário de Educação de Boca do Acre é alvo de ação por acúmulo indevido de cargos
Lula cancela visita a Manaus por conta da Covid-19
O ex-presidente da CPI da Pandemia é uma das apostas do PSD nas eleições deste ano. “Defendo que o partido tenha candidatura própria para a presidência da República“, afirmou Leite, que apontou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, como indicado para disputar o pleito majoritário. A estratégia na eleição para governador, no entanto, será diferenciada.
“É difícil compor uma chapa puro-sangue”, disse. “Os grandes partidos têm a dificuldade da realidade regional. Na Bahia, por exemplo, o PSL (ex-sigla do presidente Jair Bolsonaro) tem apoio do PT. As opções são apresentar um candidato próprio ou formar maioria de bancada”,explicou o deputado.
Acompanhe nossas redes sociais