O deputado federal Zé Trovão (PL-SC) apresentou nesta terça-feira (29/04) um projeto de lei (PL) que visa proibir a utilização da cor vermelha em uniformes da Seleção Brasileira de Futebol e de qualquer outra representação oficial do Brasil, seja por entidades públicas ou privadas.
A proposta surge após a divulgação de que a seleção poderia adotar um uniforme vermelho na Copa do Mundo de 2026, o que gerou polêmica entre parlamentares conservadores. A cor vermelha é historicamente associada a partidos e movimentos de esquerda, como o PT.

O que diz o projeto de Zé Trovão?
O projeto determina que apenas as cores da Bandeira Nacional — verde, amarelo, azul e branco — poderão ser utilizadas por instituições que representem o país em eventos nacionais ou internacionais, como competições esportivas, feiras e congressos. Em caso de descumprimento, os responsáveis podem ser punidos com a suspensão de repasses públicos ou até o impedimento de representar o Brasil oficialmente por até quatro anos.

Na justificativa, Zé Trovão argumenta que a medida busca preservar os símbolos nacionais e promover o patriotismo e a valorização da imagem do Brasil no exterior. O deputado afirma ainda que o PL “não busca padronizar ou engessar a identidade visual das instituições, mas sim assegurar o alinhamento com os elementos que compõem nosso patrimônio simbólico”.
Saiba mais:
- Camisa vermelha da seleção brasileira é associada ao PT nas redes sociais; veja reações
- VÍDEO: Deputados quase ‘saem no soco’ e causam tumulto em audiência na Câmara
A camisa vermelha da seleção brasileira
A proposta surge após o site Footy Headlines, conhecido por antecipar lançamentos de camisas de futebol, divulgar que o uniforme 2 da Seleção Brasileira na Copa de 2026 será vermelho e terá o logo da Jordan no lugar do tradicional símbolo da Nike.
A mudança vai na contramão do estatuto da CBF, que determina o uso das cores da bandeira da entidade — também verde, amarelo, azul e branco —, mas permite exceções para uniformes comemorativos, mediante aprovação da diretoria.