As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Yann Evanovick é eleito presidente do PCdoB no Amazonas

O líder estudantil sucederá uma geração histórica e terá a tarefa de consolidar o partido até 2027
Yann Evanovick é eleito presidente do PCdoB no Amazonas

Yann Evanovick é o novo presidente do PCdoB Amazonas (Foto: Divulgação)

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no Amazonas está passando por uma fase de transição. Yann Evanovick, de 35 anos, foi escolhido como o novo presidente do partido durante o congresso estadual que terminou no último sábado (20/9). Ele sucede uma geração histórica que liderou a sigla no estado nas últimas décadas.

O encontro, que começou na sexta-feira (19), trouxe juntos militantes e líderes para debater o futuro do partido, que faz parte da Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV). Além de liderar o processo eleitoral de 2026, o novo dirigente terá a tarefa de consolidar a presença do partido até 2027, alinhado ao projeto nacional de reeleição do presidente Lula.

Yann Evanovick, graduado em História pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), é docente e tem uma extensa carreira no movimento estudantil. Em 2009, foi presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e, em 2023, recebeu a nomeação de coordenador-geral de Políticas Educacionais para as Juventudes no Ministério da Educação (MEC).

A escolha de Evanovick simboliza tanto a renovação na liderança do PCdoB-AM quanto o desafio de lidar com uma conjuntura caracterizada pelo crescimento conservador e pelo discurso anticomunista.


Saiba mais:

Impasse em relação ao ‘PL da Dosimetria’ agrava crise no Congresso

Omar Aziz critica PEC da Blindagem e afirma que proposta não deve avançar no Senado


A nova direção estadual se compromete em conduzir o processo eleitoral em 2026 e aumentar a presença do partido na Assembleia Legislativa do Amazonas e na Câmara dos Deputados em 2027. Para os militantes presentes no congresso estadual, a eleição representa a persistência da luta popular e democrática.