
Wilson Lima comemora redução de roubos de celulares e lança novo edital do RecuperaFone
O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), celebrou nesta segunda-feira (25/8) os resultados alcançados pelo Programa RecuperaFone, que segundo ele tem contribuído diretamente para a redução dos roubos de celulares no estado. Em publicação nas redes sociais, Lima anunciou o lançamento de um novo edital para restituição de mais de 1.000 aparelhos, entre eles 439 recém-recuperados e outros remanescentes de ações anteriores.
“Mais um número histórico na segurança pública. Nós conseguimos reduzir em 24% o número de roubos de celulares de janeiro a julho deste ano, fruto do nosso programa RecuperaFone. Vamos seguir trabalhando pelo bem do povo do Amazonas”, afirmou o governador.
O novo edital divulgado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM) traz 1.035 nomes de proprietários identificados. Os celulares serão entregues entre 9h e 16h, na sede do Programa RecuperaFone, localizada no Conjunto Celetramazon, Rua 7, nº 11, bairro Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
Os nomes podem ser consultados no site oficial da SSP-AM: ssp.am.gov.br.
Programa já devolveu quase 2 mil celulares
Desde o lançamento do RecuperaFone, em setembro de 2024, já foram recuperados 6.500 aparelhos, com 1.900 devolvidos aos donos. As ações foram resultado de 33 operações, 91 fiscalizações em lojas e assistências técnicas, e 94 prisões relacionadas a crimes como roubo, furto e receptação qualificada.
Este é o quinto edital do programa em menos de um ano.
Saiba mais:
Seca dos rios Purus e Juruá afeta 13 municípios e uma população de 276,9 mil no Amazonas
Flávio Dino manda PF investigar R$ 694 milhões em emendas parlamentares suspeitas
As ações do RecuperaFone já refletem nas estatísticas estaduais e nacionais. Entre janeiro e julho de 2025, os roubos de celulares caíram 23% em todo o Amazonas e 24% em Manaus. Como resultado, a capital saiu do ranking das cidades brasileiras com maior número de roubos de celulares, conforme apontado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano.
A iniciativa é vista como um avanço estratégico no combate à criminalidade urbana, especialmente em uma das áreas que mais afetam a população no dia a dia.
Veja a publicação:
