Em uma visita inédita do presidente dos Estados Unidos ao Amazonas, Joe Biden, que desembarcou neste domingo (17/11) em Manaus, destacando a importância estratégica da região para questões globais, como a preservação ambiental, o turismo e as relações bilaterais. O governador Wilson Lima aproveitou a oportunidade para encontrar-se com o presidente norte-americanos e pedir, novamente, a instalação de um escritório da embaixada americana na capital amazonense.
Em conversa com o presidente norte-americano, Wilson Lima enfatizou a relevância de fortalecer os laços entre os dois países, especialmente em áreas de interesse mútuo como economia, turismo e educação.
“Conversei com o presidente, que está muito feliz de estar aqui no Amazonas. Falei da importância simbólica disso para a Amazônia, da importância que o governo dá para o Amazonas de se deslocar dos Estados Unidos até aqui. Falei da preocupação com o desenvolvimento sustentável, sobretudo com a proteção das pessoas. Naturalmente, fiz um apelo para que pudéssemos fortalecer essas relações, no sentido de beneficiar as populações da Amazônia. E fiz um pedido para que pudéssemos ter um escritório da embaixada americana para suporte aos americanos e emissão de vistos”, afirmou Wilson.
O pedido do governador é justificado pelo crescente protagonismo do Amazonas nas relações com os Estados Unidos. O estado abriga cerca de 20 empresas com participação de capital norte-americano no Polo Industrial de Manaus (PIM). Além disso, os Estados Unidos são o maior emissor de turistas para o estado, representando 28% da movimentação estrangeira na região.
Saiba mais:
- VÍDEO: Com forte esquema de segurança, presidente dos EUA, Joe Biden, chega em Manaus
- Joe Biden anuncia investimento de R$ 50 milhões ao Fundo Amazônia durante visita a Manaus