A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (03/02), a solenidade de posse da nova mesa diretora e marcou o início dos trabalhos legislativos do ano. Durante o evento, o governador Wilson Lima fez a tradicional leitura da Mensagem Governamental, na qual relembrou as críticas recebidas ao longo de sua trajetória política e abordou as mudanças na saúde pública do estado.
No discurso, Wilson Lima destacou os desafios enfrentados desde sua primeira candidatura ao governo do Amazonas. O governador ressaltou que, desde o início, muitos duvidaram de sua capacidade de se eleger, assumir o cargo e, posteriormente, de permanecer no governo.
“Fui candidato e disseram que era impossível eu lograr êxito nas eleições. Depois de eleito, disseram que era impossível eu assumir. Depois que assumi, disseram que eu não ia permanecer seis meses. Em 2022, disseram que eu não seria reeleito a governador, e o resto da história vocês conhecem”, afirmou Lima.
Veja o trecho:
📌 Na Aleam, Wilson Lima relembra críticas da oposição desde sua 1ª gestão
Nesta segunda-feira, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou, nesta segunda-feira (3/2), a solenidade de posse da nova mesa diretora e início dos trabalhos. Na ocasião, o governador Wilson… pic.twitter.com/IEKx8I7GVv
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 3, 2025
O governador também rebateu as críticas às mudanças na gestão do Hospital 28 de Agosto, uma das principais unidades de saúde do estado. Segundo ele, a reestruturação do sistema de saúde é um dos grandes desafios da atual administração e, apesar das resistências, o governo está comprometido com as transformações necessárias.
“Estamos no meio de mais um grande desafio, reestruturar o sistema de saúde do Estado. E, mais uma vez, tenho ouvido dizer que não teremos sucesso. Temos visto movimentos contrários, mas estamos empenhados, cheios de coragem e dispostos a trabalhar nessa transformação”, enfatizou Lima.
Veja:
Wilson Lima rebate críticas a mudanças no 28 de Agosto
📢"Estamos dispostos a trabalhar nessa transformação"Nesta segunda-feira (3/2), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou a solenidade de posse da nova mesa diretora e início dos trabalhos. Durante a a… pic.twitter.com/29gnwEU7Sj
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 3, 2025
Saiba mais:
- Wilson Lima nega indicações para a SEC: “Qualquer coisa que estão falando sobre isso é boato”
- Roberto Cidade toma posse da Aleam para segundo biênio 2025-2026
Histórico político de Wilson Lima
Wilson Lima foi reeleito governador do Amazonas em 2022, derrotando no segundo turno Eduardo Braga (MDB). Sua carreira política teve início em 2018, quando surpreendeu o cenário político local ao vencer nomes tradicionais, como Amazonino Mendes (então no PDT), Omar Aziz (PSD) e o próprio Braga. Em ambas as eleições, Lima se consolidou como um opositor da “política tradicional”.
Antes de ingressar na política, o governador era conhecido pelo trabalho como repórter e apresentador de TV e rádio, comandando o programa policial “Alô Amazonas”, que teve grande repercussão no estado. Durante sua primeira campanha, um dos bordões usados no jornalístico foi incorporado à sua estratégia eleitoral.
Em março de 2022, Lima deixou o PSC e filiou-se ao União Brasil, partido pelo qual foi reeleito. Seu vice, Tadeu de Souza, também foi reconduzido ao cargo.