26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

Wilson Lima declara situação de emergência no Amazonas devido à estiagem

Publicado em:

- Anúncio -

Na tarde desta quarta-feira (28/8), o governador Wilson Lima assinou dois decretos que colocam o estado em situação de emergência. O primeiro decreto declara situação de emergência em todo o Amazonas devido à estiagem deste ano. O segundo, classifica como emergência em saúde pública o impacto da seca severa, que vem agravando a vazante dos rios na região.

Segundo o governador, cerca de 77 mil famílias já foram afetadas pela estiagem. A orientação para declarar a emergência em saúde pública veio do Ministério da Saúde, devido aos impactos significativos da seca nas ações de saúde no estado.

“Nós temos alterações na questão da logística, na entrega de medicamentos, equipamentos, insumos e outros produtos para fazer com que efetivamente o paciente seja atendido. Temos já identificado um aumento em algumas comunidades e em alguns municípios de doenças diarreicas em razão do consumo de água não própria para beber”.

Cerca de 85 brigadistas estão sendo contratados antecipadamente pelo Governo do Estado, através da Sema e da AADESAM. Esses profissionais atuarão nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre.

Mais de 700 toneladas de alimentos estão sendo distribuídas por todo o estado. Parte dessa carga já foi entregue em municípios como Tonantins, Santo Antônio do Içá, Carauari, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Juruá, Lábrea, Tabatinga, Tapauá e Pauini, enquanto o restante está em trânsito.


Leia mais:

Dia Internacional dos Povos Indígenas: Governo do Amazonas celebra Sabedoria Ancestral

Governo do Amazonas monta força-tarefa para atender vítimas de incêndio em barco, em Uarini


Queimadas

Wilson Lima destacou as medidas rigorosas adotadas para evitar as queimadas no estado.

“No início de julho, editamos um decreto proibindo o uso de fogo e outro declarando situação de emergência nos municípios do sul do estado e na região metropolitana, que concentram 95% das queimadas”, afirmou.

O governador também ressaltou as ações de fiscalização realizadas em conjunto com o IPAM, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil. Até o momento, 168 pessoas foram presas ou detidas, sendo 5 dessas prisões efetuadas nas últimas 24 horas em Manaus e Manacapuru. Além disso, foram aplicados aproximadamente R$ 91 milhões em multas, e 148 embargos já foram expedidos, abrangendo mais de 16 milhões de hectares.

Ele também alertou para o agravamento da seca no estado, situação que já havia sido prevista pelos especialistas.

“No município de Tabatinga, no Alto Solimões, o nível do rio está 60 centímetros abaixo do registrado no mesmo período do ano passado. O Rio Negro, em Manaus, está com 4 metros”, informou.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Youtube - Rede Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Youtube - Rede Onda Digital

Mais lidas

- Anúncio -
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Siga-nos no Threads
TV Onda Digital
- Anúncio -