O vereador William Alemão (Cidadania) comentou com sarcasmo a ausência da maioria dos parlamentares na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), nesta quarta-feira (14/08). Em pronunciamento na tribuna, Alemão calculou rapidamente olhando para as cadeiras vazias no plenário Adriano Jorge e afirmou que somente dez vereadores, de 41 que integram a Casa Legislativa, estavam presentes durante o pequeno expediente, que se aproximava do encerramento.
“Só que é uma pena. Nós temos agora essa situação dentro da Câmara dos vereadores, o que nós temos aqui? Dez vereadores presentes? Parece que já começou a campanha [para as eleições municipais], está todo mundo na rua”, disse o parlamentar de oposição.
No pleito de 2024, os eleitores de Manaus terão que eleger prefeito e vice-prefeito e mais os vereadores da CMM para um mandato de quatro anos. Todos os parlamentares da atual legislatura concorrem à reeleição, mas a propaganda eleitoral geral será permitida a partir do dia 16 deste mês, nesta sexta-feira.
Leia mais:
CMM: Caio André exonera procurador-geral acusado de assédio sexual
Em consulta ao Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), da CMM, a Rede Onda Digital verificou na ata da sessão ordinária desta quarta-feira (14/08), a última da semana, que 37 vereadores marcaram presença. Já quatro parlamentares faltaram, neste caso Alan Campelo (Podemos), David Reis (Avante), Glória Carratte (PSB) e Rosinaldo Bual (Agir), mas justificaram as ausências.
No grande ou pequeno expediente na Câmara Municipal, quando os vereadores discursam e não tem votação das pautas do dia de projetos de lei e requerimentos, é comum muitos deixarem o plenário para ir aos respectivos gabinetes ou realizar atividades fora da Casa Legislativa. Nestas situações, a CMM não registra como ausência se o vereador computar a presença durante a sessão.