26.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

VÍDEO: Plínio Valério diz que “briga” de Moraes e Musk vai prejudicar população da Amazônia

Publicado em:

- Anúncio -

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) acredita que o possível banimento do X (antigo Twitter) do Brasil, com a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) de suspender a rede social, no último dia 30, e o consequente bloqueio das contas bancárias da empresa Starlink, ambos negócios do bilionário Elon Musk, devem “prejudicar diretamente a população da Amazônia”. Essa análise foi publicada pelo parlamentar nas redes sociais, na terça-feira (03/09), acompanhada de um vídeo em tom crítico.

No Brasil, a Starlink foi atingida pelas decisões do ministro Alexandre de Moraes, do STF, por fazer parte do mesmo grupo empresarial que controla a rede social X. Como a plataforma não tem representação comercial no Brasil, Moraes bloqueou também as contas da Starlink para garantir o pagamento de multas impostas pelo descumprimento de decisões anteriores.

Conforme Plínio, os efeitos das determinações da Corte sobre a empresa norte-americana de internet via satélite comprometem o avanço da conexão em regiões de difícil acesso na região da Amazônia. Nesta terça-feira (03/09), a Starlink inclusive recuou e decidiu cumprir a ordem do STF para bloquear a rede X no Brasil.

“O trabalho que a gente tem feito [como senador] levando a Starlink [antenas] nas aldeias indígenas e comunidades ribeirinhas e que tem repercussão enorme […] E agora Alexandre de Moraes resolveu brigar com o Elon Musk e ameaçando retirar a Starlink do Brasil. Sabe quem perde mais com isso? A Amazônia, que vai ficar isolada”, disse Plínio Valério.

E segundo um levantamento exclusivo da BBC News Brasil, atualmente, a Starlink é a líder isolada entre os provedores de banda larga fixa por satélite na Amazônia Legal. Até julho deste ano, as antenas da empresa foram instaladas em 90% dos municípios da região.


Leia mais:

Governo federal monitora operação da Starlink após bloqueio determinado pelo STF

Starlink, de Musk, recorre de novo ao STF para derrubar bloqueio de contas bancárias


Relembrando o caso

O bloqueio da rede social X por decisão do ministro do STF, Alexandre de Moraes, ocorreu após a plataforma descumprir uma ordem judicial da Corte que exigia a nomeação de um representante legal no Brasil da plataforma. Para Moraes, a rede social, comandada por Elon Musk, buscava uma “terra sem lei” na internet e que poderia interferir nas eleições de 2024 no país.

Como parte da decisão de suspender o X, o Supremo também determinou uma multa diária de R$ 50 mil para qualquer pessoa ou empresa que use subterfúgios tecnológicos para acessar a plataforma depois da proibição.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
Youtube - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -