Na manhã desta segunda (8/4), o presidente Lula (PT) foi vacinado contra a gripe no Palácio do Planalto, em Brasília, e alfinetou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao reafirmar que “não se tornaria um jacaré”.
Veja abaixo:
💉Como é bom ter um presidente que acredita na vacina e ainda dá o exemplo!
Vacina da gripe: ✅
E você, já tomou a sua? pic.twitter.com/QBVJbzpVdu
— Instituto Lula (@inst_lula) April 8, 2024
Vacinado contra a gripe. Ninguém vai virar jacaré. As vacinas nos protegem de doenças. Vacinas salvam vidas. Viva o SUS e o Zé Gotinha. 💉
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/yzlqkTrzTx
— Lula (@LulaOficial) April 8, 2024
Leia mais:
Vacina contra raiva para cães e gatos é ofertada nas comunidades ribeirinhas de Manaus
Lula tomou nesta segunda-feira (08/04) o reforço contra a para a influenza. A imunização é feita gratuitamente pelo SUS e indicada a maiores de 60 anos – o presidente tem 78 anos. Ele foi vacinado durante evento ao lado da ministra da Saúde, Nísia Trindade. Uma enfermeira aplicou a dose, enquanto o Zé Gotinha —símbolo histórico de campanhas para imunização— acompanhava o momento.
Em breve pronunciamento após ser vacinado, Lula disse que iria tomar a vacina na semana passada, mas não conseguiu por falta de tempo, e que por isso seria imunizado hoje.
Lula disse:
“Vacina não permite que a gente vire jacaré. Vacina evita a pegar doenças que podem matar as pessoas. Eu vou tomar a minha vacina aqui para incentivar todos os brasileiros — homens, mulheres, adolescentes e crianças — que precisam. Não tenham medo de tomar vacina”.
A alfinetada de Lula se refere a uma fala dita por Bolsonaro em 17 de dezembro de 2020, durante evento em Porto Seguro (BA), quando ele chegou a dizer que não tomaria a vacina, enquanto o Brasil e o mundo enfrentavam a pandemia de Covid-19. Naquela ocasião, Bolsonaro disse:
“E na Pfizer [contrato da Pfizer] tem lá: nós [Pfizer] não nos responsabilizamos. Se eu virar um jacaré, se você virar super-homem, se nascer barba em alguma mulher, ou algum homem começar a falar fino… E o que é pior: mexer no sistema imunológico das pessoas”.
O Ministério da Saúde antecipou a vacinação contra a gripe (influenza) neste ano. Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha começou no último dia 25, em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
*Com informações de UOL