Na manhã deste domingo (19/01), um deslizamento de terra no Beco Macapá, localizado no bairro Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, atingiu duas residências e soterrou quatro pessoas da mesma família, incluindo uma menina de sete anos, um adolescente e dois adultos.
O desastre foi causado pela forte chuva que atingiu Manaus, provocando deslizamentos em diversas áreas da cidade e deixando um rastro de destruição. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram imediatamente mobilizadas para o local.
Um vídeo divulgado nos grupos de notícias mostram as buscas pelos desaparecidos. Veja:
🚨Deslizamento de terra deixa família soterrada no bairro Redenção pic.twitter.com/u69Ec7gije
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 19, 2025
Vítimas do deslizamento de terra
Até o momento, duas das quatro vímas foram resgatadas, de acordo com a nota divulgada pelo Corpo de Bombeiro.
Leia na íntegra:
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) informa que foi acionado, na manhã deste domingo (19/01), por volta das 11h20, para atender ocorrência de desmoronamento de casas com vítimas, no bairro Redenção. Ao todo, 58 bombeiros, entre especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, foram destacados para o local. Além disso, também atuam no local especialistas com cães de resgate da corporação.
O desmoronamento atingiu duas casas. Em uma delas, uma vítima que foi imediatamente socorrida e conduzida para unidade hospitalar da capital.
Na segunda residência, de acordo com relato de vizinhos, estavam quatro moradores. Duas pessoas foram localizadas com vida e já resgatadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros, que seguem no local atuando nas buscas por outras duas possíveis vítimas desaparecidas.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que está atuando desde o começo da operação de salvamento das vítimas e que as unidades de saúde do Estado estão organizadas para atender às necessidades das vítimas. Até às 14h, deste domingo (19/01), quatro vítimas foram atendidas; uma já recebeu alta médica e as demais seguem internadas em estado de saúde estável.
Equipes da Defesa Civil Estadual também estão no local para prestar o devido auxílio, acompanhando a situação e fornecendo apoio às equipes de resgate.
Governador e prefeito se manifestam
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou o ocorrido e declarou apoio integral às famílias afetadas pela tragédia.
“Determinei que seja dado todo o auxílio às famílias atingidas pelo deslizamento de terra que ocorreu, nessa manhã, no bairro Redenção, em Manaus. Equipes do CBMAM estão mobilizadas no resgate e as unidades de saúde já estão organizadas para receber as vítimas dessa ocorrência”, afirmou Lima.
O prefeito David Almeida também se manisfetou:
“Manifesto minha solidariedade às famílias afetadas pelo deslizamento ocorrido hoje no bairro Redenção. Estamos com todas as nossas equipes mobilizadas no local, prestando apoio às vítimas e suas famílias, e acompanhando de perto as operações de resgate e assistência”, escreveu no X.
Saiba mais:
- Temporal: Chuva em Manaus inunda ruas e casas na madrugada deste domingo (19)
- Jovem desaparece após cair de flutuante no Amazonas
A Rede Onda Digital encaminhou pedido de mais informações para a defesa civil do município e aguarda resposta.
Temporal inunda ruas e casa em Manaus
Além de desmoronamentos, o temporal que atingiu Manaus causou alagamentos e deixou, pelos menos, 15 bairros sem energia. De acordo com a Prefeitura, mais de 20 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil do município.
A chuva durou cerca de três horas e causou muitos transtornos em vários bairros capital amazonense.
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou 21 atendimentos, em resposta à forte chuva em Manaus. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, que opera 24 horas por dia na sede do CCC.
As ocorrências foram prontamente encaminhadas para as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). As equipes atuaram rapidamente nas áreas mais afetadas, garantindo a segurança da população e reduzindo os impactos dos incidentes.
Entre os atendimentos estão:
- Sete deslizamentos de terra;
- Cinco alagações;
- Um desabamento de muro;
- Um tombamento de árvore;
- Duas erosões;
- Um risco de deslizamento;
- Um risco de desabamento na zona Norte;
- Um desabamento de calçada na zona Centro-Sul;
- Um tombamento de árvore e uma erosão na zona Leste.