Nesta segunda-feira (14/04), após a empresa Via Verde Transportes Coletivos adquirir 20 ônibus novos sem espaço destinado aos cobradores e gerar revolta nos funcionários, os vereadores Jaildo Oliveira (Partido Verde) e Sargento Salazar (PL) da Câmara Municipal de Manaus (CMM) reagiram e acusaram a empresa de desrespeitar uma lei municipal e ameaçando levar o caso à Justiça com pedido de prisão do proprietário da empresa.
O protesto teve início com trabalhadores da própria Via Verde, que se reuniram e foram à Câmara para denunciar que os novos veículos foram comprados sem cadeiras para os cobradores, o que pode representar uma tentativa de extinguir a função e aumentar o desemprego na categoria.
Diante da denúncia, os vereadores Jaildo Oliveira, Rodinei Ramos (Avante) e Sargento Salazar se colocaram publicamente ao lado dos trabalhadores. Eles anunciaram a criação de uma Comissão Especial para acompanhar o caso de perto e não descartaram acionar o Ministério Público ou até mesmo a Justiça, exigindo que a empresa se adeque à legislação vigente.
Os parlamentares alegam que a empresa está indo contra a Lei Ordinária nº 2.923, de 28 de junho de 2022, que altera a Lei nº 2.898, de 9 de junho de 2022, ambas em vigor e responsáveis por regular o serviço de transporte coletivo de passageiros na capital amazonense.
Em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Jaildo foi contundente ao falar sobre a gravidade da situação:
“Existe uma empresa que não quer cumprir a lei, que é a Via Verde. Ela trouxe mais de 20 ônibus sem cadeira de cobrador para atender a população, induzindo o desemprego. Então os cobradores estão preocupados com essa questão e vieram pedir apoio na Câmara. Quero dizer à Via Verde que, se ela continuar desrespeitando a lei, nós vamos pedir a prisão do dono”, afirmou.
Saiba mais:
- Rodoviários protestam na CMM contra ônibus “sem cobradores” em Manaus; vereador Jaildo Oliveira defende categoria
- Cirurgia deste domingo é a mais longa feita por Bolsonaro desde a facada de 2018
Jaildo reforçou que, caso a empresa não reverta a decisão e instale as cadeiras para os cobradores nos novos ônibus, irá acionar o setor jurídico da Câmara, junto com outros parlamentares, para garantir o cumprimento da lei:
“Se ele [o dono da Via Verde] não recuar e colocar cadeiras para cobradores nesses ônibus, vou pegar meu jurídico, junto com outros vereadores, e pedir a prisão dele para que ele cumpra a Lei Municipal”, completou.
O vereador Sargento Salazar também falou à Rede Onda Digital e reiterou seu compromisso com os trabalhadores e com o cumprimento da legislação:
“Sempre vou estar ao lado do trabalhador. Se existe uma lei, ela precisa ser cumprida. Só essa empresa está descumprindo. Todas as outras estão cumprindo a lei, e por que essa está descumprindo? Então, nós vamos juntar todos os jurídicos para ver se cabe a prisão dele por descumprir a lei”, declarou.
Veja as declarações dos vereadores:
Vereadores Jaildo e Salazar ameaçam pedir prisão de dono da Via Verde por descumprir lei que regula trabalho de cobradores de ônibus em Manaus pic.twitter.com/CPjXdny7A2
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 14, 2025