Vereadora pede desculpas após fala polêmica defendendo violência contra mulheres

(Foto: reprodução
Nesta terça-feira (30/9) vereadora de Borba (AM), Elizabeth Maciel (Republicanos), conhecida como Betinha, voltou atrás e pediu desculpas após causar polêmica nas redes sociais e no plenário da Câmara Municipal. A parlamentar havia afirmado, durante sessão legislativa, ser “a favor da violência contra a mulher”, declaração que viralizou na internet.
No pronunciamento, Betinha afirmou:
“Reconheço que eu me manifestar em plenário, utilizei uma expressão totalmente inadequada e infeliz, que não corresponde ao que penso nem ao que desejo transmitir. De forma alguma, foi minha intenção justificar ou naturalizar qualquer forma de violência. (…) Peço sincera desculpa a todas que se sentiram ofendidas.”
Veja:
Vereadora pede desculpas após polêmica fala defendendo violência contra mulheres pic.twitter.com/hobYdHjx3a
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) September 30, 2025
A parlamentar reforçou que a violência contra a mulher é inaceitável e que jamais pode ser tolerada ou justificada. Ela também declarou que o episódio servirá como reflexão pessoal , garantindo que irá agir com mais responsabilidade em suas manifestações futuras.
Saiba mais:
“Sou a favor da violência contra a mulher”;, diz vereadora do Amazonas em discurso polêmica
Entenda
O episódio ocorreu na última segunda-feira (29/9), quando a vereadora comentou uma discussão entre a colega Professora Jéssica (DC) e o vereador Pedro Paz (MDB). Durante o embate, Pedro Paz levantou o dedo em plenário, gesto que resultou no envio de um documento contra ele à Comissão de Ética da Casa. Ao defender o aliado político, Betinha usou uma expressão considerada ofensiva e inaceitável.
Em seu discurso, a vereadora declarou:
“Eu digo com toda sinceridade, eu sou a favor da violência contra a mulher. Sim, quando o homem bate na mulher, eu aprovo. Tem mulher que merece apanhar.”
Ainda em plenário, Elizabeth Maciel tentou justificar a fala, alegando já ter presenciado situações em que mulheres se agrediram para incriminar homens injustamente. Ela afirmou que seu colega não teria ofendido a vereadora Jéssica:
“O vereador Pedro Paz não ofendeu a vereadora Jéssica. O senhor apenas levantou seu modo de falar. Todo mundo tem um modo de falar. (…) Eu sou contra isso. Sou a favor da lei pra defender as mulheres, mas eu sou contra mulheres que querem se beneficiar.”
