Após o anúncio da instalação de 20 novos radares em Manaus, o vereador Paulo Tyrone (PMB) protocolou, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei (PL) nº 296/2025. A proposta exige mais transparência na fiscalização eletrônica de trânsito e estabelece critérios para a revisão periódica dos equipamentos, popularmente conhecidos como “corujinhas”, instalados na capital amazonense.
O projeto prevê ainda a realização de consulta pública antes da instalação de novos aparelhos, garantindo a participação da sociedade no processo decisório e reforçando o caráter educativo e preventivo da fiscalização.
De acordo com o parlamentar, a população manauara precisa ter acesso a informações como a localização dos radares, os pontos de fiscalização de avanço de sinal vermelho e outros dados que ajudem os condutores a compreender o funcionamento do sistema e a evitar multas. “O motorista precisa estar a par de todas as informações necessárias para uma condução segura”, defendeu.
“É preciso salientar que essa é uma política pública muito importante. Eu sou a favor da instalação de radares na cidade de Manaus, pois eles realmente contribuem para a redução de acidentes de trânsito. No entanto, a população precisa ter acesso a todas as informações, especialmente sobre a localização e a quantidade de autuações e multas aplicadas pelos radares. Isso deve ser feito de maneira periódica — semestral ou mensalmente —, como ficará determinado na lei. O mais importante é garantir a transparência dessas informações”, declarou Tyrone.
Leia mais:
Paulo Tyrone não assina ‘CPI do Empréstimo’: “Esperando acalmar e ver se vai ter viabilidade”
O vereador também comentou sobre o adiamento da cobrança das multas, aprovado ontem no plenário da Câmara. Segundo o vereador Jander Lobato (PSD), a medida teve o aval do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), e a cobrança está prevista para começar no dia 1º de julho deste ano.
“Esse é um período de adaptação em que a população terá acesso às informações e poderá identificar visualmente onde estão localizados os novos radares. É importante destacar que o projeto já está tramitando na Casa, sob o número 296/2025, e passará pelas comissões de Constituição e Justiça, e de Finanças e Orçamento. Vamos trabalhar para que ele seja aprovado sem alterações”, concluiu.
Assista o vídeo:
“População precisa ter acesso a todas as informações”, afirma vereador Paulo Tyrone sobre PL que exige transparência na fiscalização eletrônica de trânsito em Manaus pic.twitter.com/2YueQgzedW
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 27, 2025