
União Brasil e Progressistas oficializam “superfedaração”, em Brasília
Batizada de União Progressista (UPb) superfederação forma a maior força partidária do país

Foi oficializada nesta terça-feira (19/8), em Brasília, a superfederação que une União Brasil e Progressistas (PP). O novo bloco, batizado de União Progressista (UPb), nasce como a maior força partidária do país, reunindo 109 deputados federais, 15 senadores, sete governadores, quatro vice-governadores, 186 deputados estaduais, quatro distritais, além de 1.335 prefeitos e 12,3 mil vereadores espalhados pelo Brasil.
A formalização contou com lideranças das duas siglas, entre elas o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis. Também marcaram presença o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o ex-ministro Ciro Gomes, cotado para disputar o governo do Ceará pelo PSDB em 2026.
Além da robusta base política, a federação garantirá a maior fatia dos fundos partidário e eleitoral, bem como o maior tempo de propaganda em rádio e TV.
Em discurso, ACM Neto afirmou que a criação da União Progressista “faz história” e defendeu que a federação adote uma postura firme de oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Se quisermos que o nosso lado seja o lado do povo brasileiro, nós temos que ter consciência que o nosso lado é o lado contra o PT, contra o governo que aí está”, declarou. Neto ainda disse esperar que o próximo presidente da República saia da nova federação.
Leia mais
Convenção nacional do União Brasil reúne grandes nomes da política amazonense
“Ele está sacaneando com a gente”, afirma Serafim sobre presidente Trump
Celebrações
O presidente do União Brasil e da União Progressista, Antonio Rueda, destacou que o grupo não representa apenas a soma de dois partidos, mas uma “bússola ao centro da política brasileira”, prometendo conciliar responsabilidade fiscal e social para liderar um “choque de prosperidade”.
Ciro Nogueira celebrou a consolidação do bloco e, em tom de aposta política, chamou ACM Neto de “futuro governador da Bahia”. Já Cacá Leão, presidente do PP em Salvador, ressaltou a força que a nova aliança terá no estado em 2026 e reafirmou apoio à pré-candidatura de Neto ao governo baiano.
As federações partidárias funcionam como alianças de longo prazo: partidos que se unem são obrigados a atuar juntos por, no mínimo, quatro anos. Após a convenção desta terça, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) avaliará o pedido de registro da União Progressista. A decisão deve ser tomada em até dois meses.
Com a oficialização, passam a existir quatro federações partidárias no Brasil: União Progressista (União Brasil + PP), Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), PSDB-Cidadania e PSOL-Rede.
*Com informações de O Poder 360.