29.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

TSE multa Zambelli, Flávio Bolsonaro e outros dois parlamentares por associar Lula ao satanismo em 2022

Publicado em:

- Anúncio -

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou em R$ 30 mil os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Gustavo Gayer (PL-GO), além dos senadores Cleitinho (Republicanos-MG) e Flávio Bolsonaro (PL-RJ), por compartilharem conteúdo que associava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao satanismo durante a campanha eleitoral de 2022.

Os parlamentares compartilharam um vídeo no qual o influenciador Vicky Vanilla, autointitulado satanista, declarava apoio a Lula. Na época, o TSE já havia ordenado a remoção temporária dessas postagens, atendendo a um pedido da Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PV e PCdoB.

Na sessão desta quinta-feira (23/5), o tribunal analisou o mérito do caso. A maioria dos ministros considerou que houve propaganda negativa irregular, afirmando que o conteúdo do vídeo foi distorcido. Embora todos os ministros concordassem com a punição aos parlamentares, houve divergência quanto ao valor da multa.

Além dos parlamentares, foram condenados a pagar 30 mil reais o músico Roger Moreira e o influenciador Bernardo Kuster. Os influenciadores Bárbara Zambaldi, Leandro Ruschel e Victor Stavale receberam multas de 5 mil reais cada.


Saiba mais:


O relator do caso, ministro Raul Araújo, votou por uma multa de 10 mil reais para os congressistas e duas outras pessoas que compartilharam o vídeo com comentários, e sugeriu que Stavale, Ruschel e Zambaldi não fossem punidos. Este entendimento foi acompanhado pelos ministros Isabel Gallotti e Kassio Nunes Marques.

Contudo, prevaleceu a divergência aberta pelo ministro Floriano Marques, que defendeu a ampliação das punições. Ele argumentou que “alguém que professa uma determinada fé ou ideologia religiosa, absolutamente minoritária, absolutamente polêmica, em um país cristão, que vem declarar apoio unilateralmente, e não se tem qualquer elemento a comprovar que esse apoio é efetivo” deveria ser penalizado. Esta visão foi apoiada pelos ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Águas de Manaus  - Campanha Zera Dívida
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Siga-nos no Threads

| Compartilhar

Mantenha-se conectado

Siga-nos no Threads

Mais lidas

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Siga-nos no Threads
Instagram Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
- Anúncio -