As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Trump reage com surpresa e critica condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

O julgamento, histórico, marca a primeira vez no Brasil que um ex-presidente é condenado por tais acusações graves
Trump reage com surpresa e critica condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

(Foto: reprodução/Instagram @realdonaldtrump)

Em uma declaração contundente nesta quinta-feira (11/09), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou surpresa e insatisfação diante da condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Bolsonaro foi considerado culpado, por 4 votos a 1, por planejar um golpe de Estado, além de outros quatro crimes, incluindo organização criminosa armada e tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

“Eu assisti ao julgamento, conheço-o muito bem. Como líder estrangeiro, achei que ele foi um bom presidente. É muito surpreendente que isso pudesse acontecer. É muito parecido com o que tentaram fazer comigo, mas não conseguiram de forma alguma. Ele foi um bom homem, e não vejo isso acontecendo”, declarou Trump.

Trump já havia criticado o processo, qualificando-o como “caça às bruxas”. Em resposta anterior, o governo dos Estados Unidos aplicou sanções, como aumentos tarifários sobre produtos brasileiros, revogação de vistos para vários membros do STF, e sanções individuais ao ministro Alexandre de Moraes.


Leia mais:

Expectativa por voto de Cármen Lúcia no STF vira memes nas redes; veja

Luiz Fux condena dois e absolve seis; veja como votou o ministro do STF em julgamento de trama golpista


O julgamento, histórico, marca a primeira vez no Brasil que um ex-presidente é condenado por tais acusações graves. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, teve voto decisivo para estabelecer a responsabilidade de Bolsonaro, que agora é inelegível e cumpre prisão domiciliar com tornozeleira eletrônica

A condenação abrange cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado.

Bolsonaro em prisão domiciliar 

Bolsonaro já está em prisão domiciliar desde agosto, em decisão anterior do STF, no âmbito das investigações sobre sua suposta participação nos atos de 8 de janeiro de 2023. A nova condenação reforça sua condição e amplia os efeitos jurídicos sobre sua vida política.

 

*com informações da Agência Brasil.