Brasil e Estados Unidos publicam comunicado conjunto sobre a reunião entre representantes dos governos

(Foto: divulgação)
Os governos dos Brasil e Estados Unidos publicaram um comunicado conjunto nesta quinta-feira (16/10), classificando como “positiva” a reunião entre o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Ambos afirmaram ter concordado em intensificar a cooperação bilateral e abrir caminho para um encontro entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, “na primeira oportunidade possível”.
As conversas ocorreram em Washington, durante duas rodadas de reuniões. A primeira, mais breve, durou cerca de 15 minutos; a segunda, ampliada com as equipes diplomáticas, se estendeu por quase 50 minutos.
O principal tema tratado foi o aumento das tarifas comerciais impostas por Washington ao Brasil, mas também foram abordadas questões geopolíticas, como a situação da Venezuela, as relações com a China, a guerra na Ucrânia e o papel do Brics.
Leia mais
Bolsonaro pede autorização para comemorar aniversário de 15 anos da filha
Lula deve indicar Jorge Messias para a vaga de Barroso no Supremo, diz colunista
O comunicado foi assinado por Marco Rubio, pelo representante de Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e pelo chanceler brasileiro Mauro Vieira. Segundo o texto, os três ressaltaram que pretendem manter o diálogo aberto e coordenar “discussões em várias frentes” nas próximas semanas.
Leia o comunicado na íntegra
Hoje, o Secretário de Estado Marco Rubio e o Representante de Comércio dos Estados Unidos Jamieson Greer se reuniram com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e mantiveram conversas muito positivas sobre comércio e questões bilaterais em andamento. O Secretário Rubio, o Embaixador Greer e o Ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em várias frentes no futuro imediato, além de estabelecer uma rota de trabalho conjunto. Ambas as partes também concordaram em trabalhar conjuntamente pela realização de reunião entre o Presidente Trump e o Presidente Lula na primeira oportunidade possível.
*Com informações da CNN Brasil
