As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Zé Ricardo chama atenção para papel do vereador e critica uso de recursos públicos em festas

Parlamentar cobrou mais compromisso com políticas públicas e criticou o desvio de função parlamentar
16/10/25 às 17:05h
Zé Ricardo chama atenção para papel do vereador e critica uso de recursos públicos em festas

Amazonas Atual/ Rperoducao/ Facebook

Em entrevista ao Amazonas Atual nesta quinta-feira (16/10), o vereador Zé Ricardo (PT) fez uma reflexão sobre o papel de um parlamentar. Segundo ele, falta educação política à população e a alguns vereadores, que acabam reduzindo o mandato à realização de ações assistenciais com recursos públicos.

“Talvez o que está faltando muito é mais educação política, a gente refletir mais sobre o papel do vereador. Por que você vai eleger um vereador? É aquele que vai distribuir presentes no Dia das Crianças? Eu vi um monte de vereadores dizendo: ‘Ah, eu fiz uma festa no Dia das Crianças’. Legal, fazer uma festa, distribuir brinquedos, fazer aquela alegria, mas isso não é o papel principal do vereador”, afirmou.

O parlamentar ressaltou que festas e ações sociais podem ser positivas, mas não devem ser confundidas com a verdadeira função legislativa.

“Não recrimino ninguém que está fazendo, mas não precisa ser vereador para fazer uma festa de criança. Todo mundo faz uma festinha no seu bairro. O vereador discute a política para as crianças. E ele faz a festa com dinheiro público, com repasse de emenda, parcerias. Então, há uma distorção sobre o papel do vereador”, completou.

Zé Ricardo destacou ainda que o melhor presente para as crianças seria o investimento em escolas de qualidade, praças seguras e atendimento pediátrico eficiente.

 “O melhor presente para uma criança é lutar para que a escola seja boa, que a praça do bairro seja um local bacana para ela brincar e ter segurança. Isso é o trabalho de um vereador: lutar por políticas públicas”, pontuou.


Saiba mais: 

Projeto de lei em Manaus proíbe benefício habitacional para condenados por maus-tratos a animais

Secretário de Meio Ambiente de Manaus participa de evento pré-COP30 em Brasília


Ele também chamou atenção para os problemas estruturais da rede municipal de ensino.

 “Mais da metade das escolas hoje estão com a biblioteca fechada, ou não têm, ou nunca tiveram. Das 514 escolas, 178 são alugadas. Então, o desafio é garantir qualidade e estrutura. Por isso visito escolas toda semana, porque é lá que está o ambiente da criança, do estudante, do adolescente”, concluiu o parlamentar.

Assista:

Falta de debates cruciais 

O parlamentar ainda criticou a falta de debate aprofundado sobre questões cruciais na cidade, especialmente na área da saúde e na Câmara Municipal de Manaus (CMM) onde poucos vereadores promovem audiências públicas. Ele destaca problemas gritantes como mobilidade urbana, transporte precário, sistema de drenagem frágil, saneamento básico deficiente e a poluição.

“Você tem uma limitação de debate de questões cruciais da cidade, poucas audiências. Eu puxei cinco audiências públicas esse ano. Mas se você procurar algum outro vereador que tenha puxado audiência pública, discutir um problema, chamar a Prefeitura, Governo, entidades, você vai encontrar um ou outro parlamentar só, de 41 vereadores. Então, problemas gritantes na mobilidade, no transporte, agora, com a chuva, você vê o problema de sistema de drenagem frágil, extremamente frágil, na cidade, no centro e nos bairros. Você vê o problema do saneamento em si, poluição, igarapé, lixo espalhado na cidade”, frisou.

Além disso, o vereador apontou para o aumento alarmante de acidentes e mortes no trânsito, com destaque para motociclistas.

“O trânsito, de janeiro a agosto, foram mais de 17 mil acidentes, 160 mortes, aumentou assustadoramente as mortes no trânsito envolvendo motocicletas, o motociclista, o mototaxista, passageiros. O trânsito, muito violento, e isso é um prejuízo para a sociedade, além das mortes e tudo mais, que é coisa mais dolorosa”, explicou.

Lançamento de livro

O vereador concedeu entrevista ao Amazonas Atual para comentar sobre o lançamento do livro “Lutas e Movimentos Sociais no Amazonas”. A obra é organizada por ele e pela jornalista Jane Coelho Azevedo, e reúne 21 experiências de mobilização e luta popular por direitos no Amazonas, revelando a força e a diversidade dos movimentos sociais da região.