Trump deseja feliz aniversário a Lula e elogia ‘vigor’ do presidente: “Fiquei muito impressionado”

(Foto: montagem)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano) desejou felicitações ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que completa 80 anos nesta segunda-feira (27/10). A declaração foi feita a repórteres durante voo de Trump para o Japão.
Em sua fala, o presidente dos EUA elogiou a saúde de Lula, dizendo que o petista é “muito vigoroso”.
“Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Você sabia? Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Mas hoje é o aniversário dele. Então, feliz aniversário”, declarou Trump.
Leia mais:
- Flávio diz que Lula ‘tem medo’ de disputar as eleições de 2026 contra Bolsonaro
- Lula completa 80 anos e se torna o 1º presidente octogenário do Brasil
O republicano também comentou a “boa reunião” que teve com Lula no domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, para discutir o tarifaço imposto a produtos brasileiros.
“Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. Vamos ver. No momento, eles estão pagando, eu acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, disse.
Apesar do tom cordial, Trump afirmou não saber “se algo vai acontecer” sobre o tema. O encontro terminou sem avanços concretos, mas o líder norte-americano sinalizou abertura para revisar as tarifas de 50% aplicadas às exportações do Brasil para os Estados Unidos.
Lula se torna o presidente octogenário do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva completa 80 anos nesta segunda-feira, e se torna o primeiro presidente octogenário a ocupar o cargo no Poder Executivo brasileiro.
O atual presidente já havia se tornado, aos 79 anos, o mais velho a exercer o cargo. Antes dele, Michel Temer (MDB) ocupava o posto de chefe do Executivo mais idoso, encerrando o mandato em 2018, aos 78 anos. Outros ex-presidentes chegaram à casa dos 70, como Getúlio Vargas (72), Ernesto Geisel (71) e Fernando Henrique Cardoso (71).
*com informações de CNN e Poder360






