TRE-AM analisa, nesta quinta-feira, pedido de anulação da sentença que cassou Elan Alencar

(Foto: Rede Onda Digital)
O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) incluiu na pauta de julgamento desta quinta-feira (11/12) os recursos apresentados pelo vereador Elan Alencar (Democracia Cristã) contra a decisão que cassou o mandato dele por fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.
Em outubro deste ano, o juiz Rafael Rodrigo da Silva Raposo, da 62ª Zona Eleitoral de Manaus, decidiu pela cassação do mandato de Elan Alencar e pela anulação de todos os votos recebidos pelo partido Democracia Cristã (DC) nas eleições municipais de 2024.
A decisão está no âmbito da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) nº 0601154-55.2024.6.04.0062, movida pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e pela candidata Glória Carrate, que assume uma vaga na Câmara Municipal de Manaus, se a decisão de Rafael Raposo for confirmada hoje.
O vereador recorreu da decisão, que no segundo grau tem efeito suspensivo enquanto o caso é analisado, permitindo que ele permaneça no exercício do mandato até a definição final.
Saiba mais:
Bancada do Amazonas no Congresso ajuda a passar projetos contrários aos interesses do Governo Lula
Decisão de Gilmar Mendes causa um raro alinhamento da bancada do Amazonas no Senado
Argumentos da defesa serão debatidos hoje
Durante a sessão de hoje, que será a última do ano no TRE-AM, os magistrados deverão analisar os argumentos apresentados por Alencar com o objetivo de reverter a cassação.
Glória Carrate, que foi sete vezes vereadora em Manaus, disse que os argumentos pela cassação são sólidos e que pretende assumir o mandato e voltar a desenvolver o trabalho que marcou a trajetória política dela na Casa.






