31.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

TCU julga contas de 2023 do presidente Lula nesta quarta-feira (12)

Publicado em:

- Anúncio -

Nesta quarta-feira (12/06), o Tribunal de Contas da União (TCU) julgará as contas do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, referentes ao exercício financeiro de 2023. O ministro Vital do Rêgo atuará como relator do processo.

A análise das contas presidenciais é uma atividade anual do TCU, que realiza uma avaliação técnico-jurídica para verificar a conformidade com as principais regras fiscais e orçamentárias previstas pela Constituição Federal. Entre os pontos selecionados estão a aplicação mínima de recursos em áreas específicas e o respeito aos limites de gastos públicos.

O resultado desse exame é a emissão de dois documentos cruciais: o relatório e o aviso prévio. O parecer prévio do TCU é um documento opinativo sobre os Balanços Gerais da União (BGU) e a execução orçamentária, indicando se as contas devem ser aprovadas, aprovadas com ressalvas ou rejeitadas. O relatório, por sua vez, fornece uma análise detalhada do contexto econômico, financeiro e orçamentário do período em questão.


Saiba mais:


Após a apreciação do TCU, tanto o relatório quanto o parecer prévio são encaminhados ao Congresso Nacional, que é responsável pelo julgamento final da Prestação de Contas do Presidente da República.

A sessão plenária extraordinária será transmitida ao vivo pelo canal oficial do TCU no YouTube, às 10h.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
Instagram Rede Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -