“Eu estou na linha de sucessão do Poder Executivo e, por mandamento constitucional, eu assumiria como governador caso o Wilson saísse como candidato ao Senado”, disse Tadeu de Souza, vice-governador do Amazonas, mesmo sem conversar sobre isso com Wilson Lima.
A declaração, feita em entrevista ao jornalista Cláudio Barbosa movimentou o tabuleiro eleitoral para 2026. À ocasião, o pleito colocará nas mãos do eleitorado manauara quem ocupará os cargos de governador do Amazonas, senadores e deputados estaduais e federais.
Tadeu de Souza deixou nítido que está preparado para liderar o Estado, considerando ser a “ponte entre o presente e o futuro” do Amazonas.
“Eu considero ter preparo suficiente para ser a ponte entre o presente e o futuro do Amazonas, ainda que isso signifique lidar com um espaço fiscal-orçamentário limitado ou tomar decisões em contextos desafiadores”, disparou.
Figuras políticas costumam agir sempre com dois passos à frente. Com Wilson Lima não é diferente.
“O caminho natural de quem foi govenador e se reelege para um segundo mandato, é de ir para o Senado”, afirmou Wilson Lima, em entrevista a Rede Onda Digital, em dezembro.
É aí que entra Tadeu de Souza…
Mas, quem é ele? O advogado tornou-se uma figura importante no cenário político local, começando por ser “um amigo de infância muito qualificado” de David Almeida.
Com mais de 25 anos de experiência no serviço público, comandou a Procuradoria-Geral do Estado e foi secretário-chefe da Casa Civil da Prefeitura de Manaus. Tadeu mergulhou na política elegendo-se vice-governador do Amazonas nas eleições de 2022, indicado por prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Nas eleições municipais de 2024, Tadeu de Souza, esteve ativamente envolvido na formulação do plano de governo para a campanha de reeleição do prefeito. O vice-governador ainda se tornou presidente municipal do Avante em Manaus.
Apesar do perfil discreto, Tadeu ocupa, atualmente, o centro de uma disputa pelo controle do poder no Estado. Suas decisões deverão nortear o futuro das disputas eleitorais.
Afastamento de Wilson Lima
Segundo Tadeu, ele e Wilson Lima estão distantes, mas não por vontade dele, mas sim do governador do Amazonas. O afastamento aconteceu momentos antes da eleição municipal de 2024.
“Faz algum tempo que eu não converso com ele (Wilson Lima). Houve um certo distanciamento, alguns meses antes do início do período eleitoral de 2024, mas que não partiu de mim. Eu evito misturar a política partidária com as atividades institucionais da vice-governadoria. Mesmo durante a campanha eleitoral, eu jamais fui hostil a qualquer membro do secretariado do governo e ao próprio governador. Entretanto, desde os embates eleitorais, minha posição na agenda institucional foi praticamente esvaziada”, explicou ao jornalista Cláudio Barbosa.
O vice-governador pontuou que, apesar da distância entre eles, não deixa de cumprir sua agenda no Executivo. “Apesar disso, venho honrando meu mandato e continuo fazendo a minha parte, dentro das prerrogativas da função”, pontuou.
Ausência incomum na Posse
A solenidade de posse do prefeito reeleito David Almeida, do vice-prefeito Renato Junior (Avante) e dos 41 vereadores de Manaus, no Teatro Amazonas, que ocorreu dia primeiro de janeiro, não contou com a presença do vice-governador, Tadeu de Souza (Avante).
Apesar de não estar presente na cerimônia, Tadeu fez uma publicação institucional, como vice-governador, em suas redes sociais
“Como vice-governador do Amazonas, reafirmo meu compromisso de trabalhar lado a lado, somando forças com essa gestão dedicada a qualificar os serviços públicos e a fortalecer a nossa cidade, com avanços sem precedentes. Parabéns e muito sucesso!”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Segundo apurado pela Rede Onda Digital, este não foi o primeiro evento que Tadeu de Souza deixou de comparecer e prestigiar o amigo David Almeida.
A ausência gerou inúmeras especulações. Porém, fontes desmentiram que a relação esteja “estremecida”.
Saiba mais:
“Se Wilson sair como candidato ao Senado, eu assumo o governo do AM”, diz Tadeu de Souza
Peça fundamental
Nos últimos eventos que participou, Tadeu de Souza manteve a postura na institucionalidade citando o nome de Wilson Lima em suas falas. A atitude demostra uma maturidade política, com comportamento e discurso equilibrado
O vice-governador agrada a aliados ao se mostrar leal ao grupo do qual faz parte. Articulador, Tadeu é capaz de administrar bem as relações políticas entre os dois lados.