O narrador esportivo Sérgio Maurício, responsável pela transmissão da Fórmula 1 na Band, foi afastado da emissora após ser apontado como autor de um comentário transfóbico direcionado à deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP). A publicação polêmica, que chamava a parlamentar de “fake news humana”, teria sido feita no X (antigo Twitter) no domingo (23/02). Com a repercussão negativa, o perfil foi desativado.
A ausência de Maurício foi notada na transmissão dos testes de pré-temporada no canal Bandsports, sendo substituído por Napoleão de Almeida. Segundo apuração, a decisão do afastamento visa preservar tanto a equipe de transmissão quanto a própria emissora e o narrador, enquanto o caso é avaliado internamente.

Sérgio Maurício nega autoria da postagem
Após a polêmica, Sérgio Maurício negou que seja o dono do perfil que fez a publicação e afirmou estar tomando medidas jurídicas.
“Não conheço e nada tenho contra ou a favor da deputada Erika Hilton. Fiquei sabendo disso através da minha chefia. O mais incrível é que tenho que me defender disso. Estou tomando as providências jurídicas”, declarou o narrador.
Apesar da negativa, a conta em questão possuía mais de 30 mil seguidores e costumava publicar bastidores das transmissões da Fórmula 1, sendo citada por contas oficiais da Band, o que reforçou as suspeitas de que o perfil pertencia ao jornalista.

Saiba mais:
- Erika Hilton cobra explicações sobre remoção de manifestante contra escala 6×1
- Ministro do STF rejeita ações que acusavam Nikolas Ferreira por transfobia
Erika Hilton aciona a Justiça contra narrador
A deputada Erika Hilton afirmou que entrará com uma ação judicial contra Maurício, alegando que o comentário feito é ofensivo e criminoso.
“Acabei tomando ciência dessa conduta, que na minha avaliação é criminosa. Irei para cima com toda a força, juridicamente, para que haja uma responsabilização por mim, pela comunidade LGBTQIA+, pelas pessoas trans e contra a violência”, declarou a parlamentar.
Hilton também questionou a alegação de que o perfil não pertencia ao narrador.
“Essa história de dizer que não era ele é um absurdo, porque o perfil é um que a Band marca em muitas outras questões voltadas à Fórmula 1”, argumentou.

Band mantém silêncio sobre o caso
Até o momento, a Band não se manifestou oficialmente sobre o afastamento de Sérgio Maurício. Nos primeiros treinos de pré-temporada, a transmissão foi conduzida por Napoleão de Almeida e Ivan Bruno no BandSports.
A deputada ressaltou que o afastamento do narrador não é suficiente. “Acho muito plausível a atitude que a Band tomou de afastá-lo, mas nós esperamos muito mais do que apenas afastamento. Nós esperamos que pessoas que cometam crime contra a nossa existência, contra a nossa dignidade, possam respondê-lo criminalmente.”