Profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros, tem uma data para homenageá-los. O dia 20 de maio no Brasil é comemorado o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.
A data foi instituída a partir da resolução nº 294, de 15 de outubro de 2004, e definido pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEN).
Atualmente, exercer essa profissão requer de muito conhecimento aprofundado, sendo necessário frequentar a cursos de nível técnico ou superior e registrar-se no Conselho de Enfermagem do Estado.
São por esses motivos que a profissão é ciência, é técnica e em função da atuação dos conselhos, exige-se que seja desempenhada com ética. Estudiosos entendem a Enfermagem, ainda, como arte, porque só com a sensibilidade da arte é possível perceber o outro, cuidar do outro, ouvir, acalentar, acompanhar.
“São profissionais essenciais porque eles tratam diretamente do cuidado daqueles que naquele momento da vida estão mais precisando, o cuidado de saúde. Então, são eles que estão na beira do leito, cuidando, levando a medicação, aplicando medicação nos pacientes. E são profissionais que merecem todo o nosso reconhecimento, todo nosso carinho, todo nosso cuidado. E eu, como profissional da saúde também, e hoje como parlamentar, não só conheço, como reconheço o valor que eles têm para a sociedade”, disse o vereador Sérgio Baré (PRD) à Rede Onda Digital.
A enfermagem é a responsável pelo bem-estar do paciente nas 24 horas do dia, através do acompanhamento do quadro clínico, execução dos tratamentos prescritos (alimentação, higienização, administração de medicamentos) e ainda oferecendo orientação sobre prevenção de doenças e manutenção da saúde e conforto à família.

A classe é dividida em categorias conforme o nível de complexidade das atividades: atendentes e parteiras (nível elementar), auxiliares de enfermagem (nível médio), técnico de enfermagem (nível técnico) e enfermeiro (nível superior).
“Profissionais essenciais na nossa saúde pública, que trabalham na unidade básica de saúde, nas policlínicas, nas maternidades, nas fundações, nos hospitais”, acrescentou o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador, a categoria precisa do essencial para ser valorizado: aumento salarial, e ele como parlamentar, atua para que isso seja efetivo da melhor forma.
“A principal valorização que o profissional da saúde precisa é a valorização salarial. Isso requer realmente um cuidado do poder público, das autoridades, em olhar para isso e reconhecer o valor do profissional da saúde. Até porque somos nós, profissional da saúde, que cuidamos da saúde da população. Ninguém vai trabalhar sem saúde. (…) Eu acho que são profissionais que merecem ser valorizados e a gente está aqui para apontar isso para o Poder Público, fazer as indicações necessárias e atuar realmente para que essa valorização do profissional da saúde seja realmente uma valorização digna do que ele merece”, pontuou.
Saiba mais:
Pauderney é contra aumento no número de vagas na Câmara Federal e defende redistribuição de cadeiras
Biografia Sérgio Baré
Sérgio Denilson de Souza Cruz, conhecido como Sérgio Baré, foi eleito vereador de Manaus em 2024 com 3.466 votos pelo Partido Renovação Democrática (PRD).
É fisioterapeuta formado pela Universidade Nilton Lins, com pós-graduação em Fisioterapia Pneumofuncional e Cardiovascular, Gestão da Qualidade e Ciências Políticas.
Com experiência como gestor e professor universitário, Sérgio atuou por 12 anos no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde coordenou o serviço de fisioterapia e participou do enfrentamento à pandemia. Também trabalhou em UBSs de Manaus, sendo a Policlínica Dr. Antônio Comte Telles seu local de trabalho mais recente.
Foi presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas do Amazonas (Sinfisio/AM) entre 2019 e 2024 e coordenador adjunto da Mesa Estadual de Negociação Permanente do SUS (MENPS/AM).
Como vereador, defende a valorização dos profissionais de saúde, a transparência na gestão pública e políticas preventivas.