
Sergio Baré propõe criação de projeto para o tratamento da fibromialgia em Manaus
PL do parlamentar está em tramitação na Câmara Municipal de Manaus

A fibromialgia é uma síndrome crônica que causa dor generalizada e outros sintomas, como fadiga, distúrbios do sono, ansiedade e alterações cognitivas. Embora exista tratamento oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ele ainda é considerado incompleto. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o vereador Sergio Baré (PRD), propôs a criação do Projeto de Lei que institui o Programa de Atendimento Multidisciplinar para o Tratamento da Fibromialgia no Município de Manaus.
O PL foi submetido à votação no plenário da Casa Legislativa na manhã desta quarta-feira (20/8), e o parlamentar conversou com a equipe da Rede Onda Digital, destacando os principais pontos do projeto, que visa o bem-estar da população.
“Esse projeto visa instituir um programa de cuidado multidisciplinar para as pessoas que sofrem com sinais e sintomas característicos da fibromialgia. O projeto prevê um tratamento desde o diagnóstico precoce até o acompanhamento médico, fisioterapêutico, nutricional e psicológico, ou seja, um cuidado completo, como o paciente precisa na rede pública. Como profissional da saúde, eu não só conheço como reconheço a dor que essas pessoas enfrentam”, ressaltou Baré.
Saiba mais:
Amazonas pode celebrar o ‘Dia do Gamer Consciente’ anualmente no mês de agosto
Escolas do Amazonas poderão prevenir dependência tecnológica em crianças e adolescentes
O parlamentar também enfatizou as limitações do tratamento atualmente oferecido nas unidades de saúde para pacientes com fibromialgia em Manaus. Segundo ele, o atendimento não é ideal por ser padronizado e não abranger todas as áreas necessárias ao tratamento da síndrome.
“Em muitos locais públicos, o tratamento é, digamos, unificado, não multidisciplinar, como propõe o projeto. O objetivo é justamente garantir um diagnóstico precoce, com prescrição médica, fisioterapêutica, psicológica e nutricional também precoce, para assegurarmos um cuidado mais amplo e adequado no tratamento da fibromialgia”, explicou o vereador.
Veja o projeto:
Sergio ainda chamou atenção para a forma como o SUS atualmente oferece o tratamento. Apesar de disponibilizá-lo, não o faz da maneira que deveria. Por isso, ele busca a aprovação do projeto, para que as pessoas tenham acesso a um atendimento completo em qualquer unidade de saúde.
“O tratamento é, de fato, ofertado, mas não de forma ampla, qualificada e especializada. Eu mesmo, como servidor público municipal e estadual, já atendi diversos pacientes com sinais e sintomas de fibromialgia, muitos subdiagnosticados, outros já com diagnóstico fechado. Acontece que, nas unidades de saúde, não há um tratamento completo disponível. O que seria um tratamento completo? Um acompanhamento médico, fisioterapêutico, nutricional e psicológico que atenda às necessidades reais dos pacientes”, finalizou Sergio.