As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Senadores brasileiros vão aos EUA negociar fim do ‘tarifaço’ de Trump

Senadores brasileiros vão aos EUA negociar fim do ‘tarifaço’ de Trump

Uma comitiva formada por oito senadores brasileiros embarca nesta sexta-feira (25/7) para os Estados Unidos com a missão de negociar a suspensão da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano). A medida, que entrará em vigor em 1º de agosto, ameaça importantes setores da economia brasileira, como indústria, agronegócio, Embraer, e exportações de suco de laranja e carne.

A delegação é liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, autor da proposta de envio da comitiva. Também fazem parte da missão os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Jaques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).

As reuniões com autoridades norte-americanas acontecerão em Washington D.C., entre segunda-feira (28/07) e quarta-feira (30/07). Trad afirmou que a intenção é utilizar as conversas como base para a criação de um grupo interparlamentar Brasil-EUA focado em diplomacia econômica.

Não temos outra opção a não ser tentar voltar ao que era anteriormente. Muitos setores estão sendo prejudicados –indústria, Embraer, o agro, [as vendas de] suco de laranja e carne. Isso realmente vai afetar a geração de emprego no Brasil, há muitas demissões previstas. Mas nós estamos otimistas de que possamos reverter isso”, declarou Nelsinho Trad.

Na quarta-feira (23/07), os parlamentares se reuniram virtualmente com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, com a embaixadora do Brasil nos EUA, Maria Luiza Viotti, e com integrantes do governo federal. Durante a videoconferência, Vieira detalhou os esforços recentes do Itamaraty e de outros ministérios para dialogar com o setor privado norte-americano e autoridades do Tesouro dos Estados Unidos, tentando evitar o agravamento da crise comercial.


Saiba mais:


Em sua rede social X (antigo Twitter), Jaques Wagner destacou que o grupo busca soluções para a questão das tarifas e ressaltou os impactos que a alíquota pode gerar sobre as exportações nacionais.

 “O Brasil mantém uma relação de amizade com os EUA que já dura mais de 200 anos, e acredito que o diálogo respeitoso é o caminho para avançarmos. Não nos interessa alimentar conflitos, mas sim proteger a nossa soberania e os interesses do nosso país. A missão é fortalecer o entendimento e encontrar alternativas que beneficiem nossa economia, respeitando sempre nossa autonomia”, escreveu.

Senadores brasileiros vão aos EUA negociar fim da tarifa de 50% imposta por Trump
(Foto: Reprodução)

Lula reage a Trump com metáfora do truco

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou o tema na quinta-feira (24.jul.2025), criticando a postura do presidente norte-americano. Para Lula, Trump não tem interesse no diálogo.

“Ele [Trump] não quer conversar. Se ele quisesse conversar, ele pegava o telefone e me ligava”, afirmou.

Utilizando uma metáfora bem brasileira, Lula disse que se Trump estiver apenas blefando ao ameaçar com a tarifa, vai acabar perdendo no jogo.

“Se nós não dermos uma resposta no dia 1º, ele vai taxar o nosso comércio em 50%. Vou contar uma coisa para vocês: eu não sou mineiro, mas eu sou bom de truco. E se ele estiver trucando, ele vai tomar um 6”, afirmou o presidente, referindo-se à clássica pontuação do jogo de cartas.