Senador Marcos do Val viajou de Manaus para EUA com passaporte diplomático

Foto: TV Senado/Reprodução
O senador Marcos do Val viajou de Manaus com destino a Miami, nos Estados Unidos, utilizando seu passaporte diplomático, mesmo após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter negado seu pedido de autorização para sair do país.
A informação foi divulgada pelas jornalistas Carla Araújo e Natália Portinari, do portal UOL.
Em resposta, o senador afirmou que viajou de maneira legal, apresentando todos os documentos exigidos. “Meu passaporte diplomático, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, está válido até julho de 2027 e sem restrição”, disse ele.
Moraes bloqueia contas, cartões e Pix de Marcos do Val, após senador viajar aos EUA
STF: Flávio Dino rejeita habeas corpus apresentado por parlamentares em favor de Jair Bolsonaro
Bloqueio
Em agosto do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a apreensão dos passaportes, incluindo o diplomático, e o bloqueio de R$ 50 milhões das contas do senador Marcos do Val. A decisão faz parte de um inquérito que investiga possíveis ofensas e ataques feitos por ele contra integrantes da Polícia Federal.
Durante a Operação, a Polícia Federal não encontrou o passaporte de Marcos do Val, mas segundo a defesa dele, o documento estaria em seu gabinete, em Brasília. Do Val chegou a pedir autorização ao STF para viajar com a família para Orlando, nos Estados Unidos, no dia 15 de julho deste ano. No entanto, o pedido foi negado.
