O governador Wilson Lima (UB) anunciou que vai convocar os novos aprovados do Concurso Público da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), já em 2025. Ainda sem data definida, os nomes vão ser chamados no começo do próximo ano.
Lima foi questionado se teria uma previsão da convocação de novos agentes da Segurança Pública do Estado (SSP-AM) para aumentar ainda mais o efetivo policial no combate ao crime.
“Nós formamos este ano 1.300 homens da Polícia Militar, Bombeiros, da Polícia Civil, entregamos também servidores para a Secretaria de Segurança Pública e também para o Detran (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas). A nossa previsão é que no início de 2025 a gente já comece a chamar outros aprovados no concurso público dessas forças de segurança”, anunciou o governador que ainda vai avaliar o quantitativo a ser chamado.
Segundo o governador, a estimativa é chamar os novos nomes aprovados da Polícia Militar e quando chegar no meio do ano de 2025, 80% do efetivo formado recentemente naquele quantitativo de 1.300, serão mandados para o interior do Amazonas.
Saiba mais:
Suspeito de assaltar joalheria no Centro de Manuas é preso
Fórum de Segurança Pública apoia decreto que regula uso da força policial no Brasil
Assalto ao Shopping
Neste mês de dezembro, houve um assalto em uma joalheria no Manauara Shopping, Zona Centro-Sul de Manaus. Criminosos invadiram o centro comercial armados, no momento, houve troca de tiros entre os assaltantes e policiais militares.
A ação policial rendeu na prisão de envolvidos no crime e ainda no resguardo da vida dos lojistas e clientes que estavam no local. Para o governador, foi importante citar o episódio do Shopping Manauara, destacando que o efetivo agiu rapidamente.
“Especificamente sobres essa questão do Manauara, foi importante citar, ela foi quase em tempo real, até porque nós estamos colocando o nosso policiamento à paisana em alguns locais, Manauara Shopping é um deles, além de outros centros comerciais. Também tínhamos outros agentes policiais que não estavam fazendo parte da operação, mas que também estiveram envolvidos na ação para conter os delitos desses criminosos”, destacou Lima que assegurou a eficácia do trabalho devido ao aumento do efetivo.
A declaração de Wilson Lima aconteceu durante entrevista à rádio BandNews FM, nesta sexta-feira (27/12).