Durante sessão na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), nesta quarta-feira (19/06), o deputado estadual Rozenha (PMB-AM) manifestou sua oposição ao veto total do Projeto de Lei n. 950/2023, que propunha a renomeação da Avenida do Turismo para ‘Avenida Governador Amazonino Armando Mendes’. O governo justificou o veto alegando que a mudança de nome de ruas é competência do município, mas Rozenha apresentou argumentos contrários a essa decisão.
Segundo o deputado, o governo do estado é o principal investidor em infraestrutura na cidade de Manaus, incluindo asfaltamentos e grandes projetos viários.
“Volto a dizer, se nós formos colocar em cheque, colocar em pauta, quem investe na cidade de Manaus é o governo. Os asfaltamentos que tiveram ocorrendo na cidade de Manaus foram todos feitos pelo governo do estado”, afirmou Rozenha durante a sessão.
Rozenha destacou ainda o papel do governo estadual em projetos importantes como o ‘Rapidão’.
“Então, em tese, essas grandes artérias são do Estado, apesar de serem urbanas”, argumentou o deputado, sugerindo que a relevância desses investimentos justifica a interferência do estado na nomeação de vias urbanas.
O deputado também enfatizou que a homenagem ao ex-governador Amazonino Armando Mendes transcende questões técnicas e jurídicas.
“Eu acho que o nome, a pessoa, a homenagem, o gesto é muito maior do que esses pormenores técnicos e jurídicos que ocasionaram esse veto e eu quero votar com o comandante Dan”, concluiu Rozenha.
Saiba mais:
- Mudança de nome da Avenida do Turismo para Amazonino Mendes é vetada por Wilson Lima
- Com possível viabilidade da BR-319, Rozenha ‘cutuca’ Marina: “Quais os argumentos que ela vai ter”
PL 950/2023
De autoria do deputado Comandante Dan (Podemos), o Projeto de Lei Ordinária nº 950/2023 foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais na sessão do dia 10 de abril. O projeto nomeava a Avenida do Turismo como Avenida Governador Amazonino Mendes como forma de “homenagear e reconhecer a importância” do político amazonense.