O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), acionou um processo judicial contra o vereador Sargento Salazar (PL) e o humorista Dunga Mesquita por uso indevido de imagem utilizando inteligência artificial em vídeos de críticas sociais sobre a gestão da prefeitura e a viagem do chefe do executivo municipal ao Caribe no início deste ano.
A ação solicita uma indenização por danos morais no valor de R$ 25 mil para cada e a retirada imediata do conteúdo das redes sociais. Os vídeos utilizam a inteligência artificial sobrepondo o rosto do prefeito no corpo do comediante. “Em todos os vídeos é colocado na descrição o uso de inteligência artificial, reforçando que não é o prefeito em cena”, reforça a frase nos perfis de Salazar e Dunga Mesquita.
A Rede Onda Digital entrou em contato com o humorista Dunga e assessores do vereador, que reforçaram a defesa baseada na identificação dos vídeos como inteligência artificial e cunho humorístico sem o uso indevido da imagem. As postagens ainda identificam cada participante dos vídeos.

O parlamentar rebateu em suas redes sociais a ação judicial imposta pelo prefeito. O desabafo já foi visualizado e compartilhado por milhares de seguidores, viralizando na internet.
“Fui processado pelo prefeito, considerado! Juntamente com o comediante @dunga.mesquita fomos intimados para responder o processo. Saiba que você é uma figura pública, aprenda a ouvir críticas. Faço meu trabalho de forma a levar ao conhecimento público e até mesmo ao seu conhecimento os diversos problemas que a população passa. Eu faço meu trabalho e quero que você faça o seu trabalho!”
Sargento Salazar e humorista são processados por piada com David Almeida pic.twitter.com/OslSuxgJyc
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 9, 2025
O juiz responsável pela tramitação e decisão do processo até o momento não tomou nenhuma decisão antes de ouvir a defesa do vereador e do humorista. O magistrado acatou apenas o pedido de imediata exclusão dos vídeos humorísticos das redes sociais.
Segundo os advogados do prefeito, os vídeos ultrapassam o limite do humor utilizando manipulações digitais.