A sabatina do advogado Cristiano Zanin, indicado por Lula a uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal foi marcada para o próximo dia 21. A votação do nome dele no plenário da Casa foi marcada para a mesma data.
As informações foram confirmadas pelo senador David Alcolumbre (União Brasil-AP), presidente da comissão, e pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Zanin se reuniu hoje, 12, com ambos para apresentar seu histórico profissional e disposição para ingressar ao STF.
Leia mais:
Zanin busca lideranças evangélicas para ter apoio na indicação ao STF
Quem é Cristiano Zanin, indicado de Lula ao STF?
Por meio de nota, o chefe da CCJ disse que o relator da indicação de Zanin para a Suprema Corte será o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), vice-presidente do Senado.
Uma vez aprovado pelo plenário, Zanin estará apto a assumir a função. Ele então assumiria a vaga do ministro Ricardo Lewandowski, que se aposentou no final de abril.
Zanin foi o advogado de defesa de Lula durante a Operação Lava Jato e o período de prisão do presidente. Seu escritório foi responsável pela defesa no STF e por levar o caso à ONU (Organização das Nações Unidas).