O vereador Rosivaldo Cordovil (PSDB), presidente da Comissão de Direitos da Criança, do Adolescente e do Idoso, foi convidado hoje, 16, do Fiscaliza Geral. Ele falou sobre os trabalhos da comissão e sobre os casos de violência contra os idosos, que têm aumentado no estado.
O vereador afirmou:
“Na comissão, nós acolhemos denúncias, além de fazer o acompanhamento nas mídias sociais. Depois de receber os dados, fazemos os encaminhamentos necessários. A pessoa idosa precisa de atenção, muitas delas são abandonadas pela família, e acompanhar essas denúncias de perto é nosso dever como comissão da Câmara Municipal de Manaus. Além disso, trabalhamos em parceria com a Delegacia do Idoso, e vamos fazer verificações in loco de diversas situações”.
Leia mais:
“DJ Maluco” volta a ser preso em operação contra violência a idosos
Ele continuou:
“Existem muitos canais para fazer denúncias de maus tratos a idosos. Uma própria UBS pode denunciar qualquer situação acontecendo com um idoso e fazer um encaminhamento. Tem também o Disque 100, ou comparecer diretamente à Delegacia do Idoso. As pessoas podem entrar em contato com a comissão pelo 3303-2816 e podem encaminhar direto no nosso gabinete, de número 26 na Câmara Municipal”.
Sobre o lado prático do trabalho da comissão, Cordovil disse:
“Temos uma estrutura disponibilizada pela CMM: um carro à disposição para fazer fiscalizações, e um corpo técnico. É preciso ter políticas públicas mais arrojadas por parte do Executivo para atender não só ao idoso. Nós, vereadores, temos trabalhado com emendas, direcionando recursos a fundações e entidades que trabalham com prevenção e combate à violência ao idoso”.
Veja trecho da entrevista abaixo:
A entrevista completa do vereador Rosivaldo Cordovil pode ser assistida aqui.
Deixe seu comentário