As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Relatório da PF conclui que Bolsonaro precisa passar por nova cirurgia “o mais breve possível”

De acordo com o relatório, o procedimento não se trata de uma intervenção emergencial
19/12/25 às 17:09h
Relatório da PF conclui que Bolsonaro precisa passar por nova cirurgia “o mais breve possível”

(Foto: Reprodução/Metrópoles)

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta hérnia inguinal bilateral e tem indicação para cirurgia, segundo laudo pericial encaminhado nesta sexta-feira (19/12) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o relatório, o procedimento é classificado como eletivo, ou seja, não se trata de uma intervenção emergencial, diferentemente do que sustenta a defesa do ex-presidente. Ainda assim, os peritos apontam a necessidade de realização da cirurgia “o mais breve possível”.

O documento também esclarece que os episódios recorrentes de soluços relatados por Bolsonaro estão relacionados a um bloqueio do nervo frênico. Durante a avaliação médica, os peritos registraram a ocorrência de cerca de 30 a 40 soluços por minuto, sem períodos de alívio.


Leia mais

Jair Bolsonaro evita comer os pratos servidos pela Polícia Federal de Brasília

Primeira turma do STF aprova prisão preventiva de Jair Bolsonaro ordenada por Moraes


Segundo a Polícia Federal, a persistência do quadro pode provocar prejuízos ao sono e à alimentação, além de aumentar o risco de complicações associadas à hérnia. Com a conclusão da perícia, caberá agora ao ministro Alexandre de Moraes decidir sobre o momento adequado para a realização do procedimento cirúrgico.

A defesa de Bolsonaro tem reiterado pedidos para que ele receba tratamento médico adequado e também solicita a concessão de prisão domiciliar. Atualmente, o ex-presidente está detido em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O Supremo Tribunal Federal avalia a possibilidade de transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal.

(*)Com informações da CNN Brasil