Nos últimos dias, as redes sociais das Forças Armadas têm sido movimentadas por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que pedem um boicote aos tradicionais desfiles de Independência no vindouro 7 de setembro.
Os autores das postagens fazem críticas à conduta do Exército após os atos de 8 de janeiro em Brasília, e usam como mote o lema “fique em casa”, uma analogia à campanha de proteção contra a pandemia de Covid em 2020 que era contestada por Bolsonaro.
Veja alguns dos posts abaixo:
— luis fernando martinez (@lfmartinez697) September 2, 2023
— Claudio Godoy (@Seg10Godoy) September 3, 2023
Leia mais:
Gonçalves Dias diz à CPI que deveria ter sido “mais duro” com golpistas em 8/1
Bolsonaro passará por cirurgias na próxima semana
Alguns internautas aproveitaram para aderir à campanha do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que pediu doação de sangue esta semana, em vez de participação no desfile.
No próximo dia 6 de setembro doe sangue.
E no dia 7 de setembro fique em casa.
😉🫡🇧🇷🌻
RECADO IMPORTANTE sobre a campanha patriota de doação de sangue! https://t.co/wenyGwCec6 via @YouTube— 🟢Clau Dainez (@claudiamdainez) September 2, 2023
O governo Lula tenta efetuar neste feriado de Independência um “resgate” da data, promovendo um ato cívico nacional e ligando as Forças Armadas à democracia. Já em seu post nas redes, Flávio Bolsonaro diz que o governo teme que o ato deste ano seja um fiasco. Sobre Lula, ele afirmou:
“Primeiro, porque nunca foi patriota e, segundo, porque não reúne meia dúzia de pessoas de forma espontânea”.
Nas redes, também têm aparecido posts questionando o Exército por ter agido de forma “covarde” ao permitir a prisão dos manifestantes acampados em frente ao quartel em Brasília, após o 08/01. As postagens usam o termo pejorativo “melancia” ao se referir a militares que trajam verde, mas são vermelhos por dentro – a cor atribuída ao comunismo. Veja abaixo:
Vão inaugurar o novo uniforme pic.twitter.com/YBRjt04gNk
— Mercador Do Além (@AlemMercador) September 3, 2023