As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Juiz Luis Carlos Valois tem suas redes sociais liberadas

Juiz Luis Carlos Valois tem suas redes sociais liberadas

Luís Carlos Valois, juiz da Vara de Execuções Penais de Manaus (AM), teve suas redes sociais liberadas após o ministro Luis Felipe Salomão, corregedor nacional de justiça, tomar a decisão de revogar a ação que suspendia a conta de Valois.

Saiba mais:

VÍDEO: Lula diz que Pará deveria ter sediado Copa de 2014 e não o Amazonas

A suspensão, estabelecida em janeiro, foi baseada no artigo 95 da Constituição, que proíbe juízes de se envolverem em atividades político-partidárias. O juiz da Vara utilizava suas redes sociais para publicar textos sobre diversos assuntos políticos, como críticas ao impeachment de Dilma Rousseff, a Operação Lava Jato e o governo de Jair Bolsonaro (PL) e seus apoiadores.

Um dos tuítes de Valois, após os ataques ocorridos no dia 8 de janeiro, fazia referência à Vaza Jato, expressando críticas veladas à Lava Jato:

Ao reconsiderar sua decisão, Salomão afirmou que as publicações do juiz Valois não mostravam incitação a condutas antidemocráticas que fossem além do âmbito político-partidário, tais como discursos preconceituosos, discriminatórios, de ódio ou que incitassem movimentos contrários ao estado democrático de Direito. Além disso, o ministro ressaltou que o juiz não persistiu em sua conduta em outras redes sociais.

O magistrado é conhecido por sua atuação crítica em relação às condições do sistema penitenciário do Brasil. Em 2017, a convite da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas, ele participou das negociações para a libertação de reféns no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, em Manaus, onde ocorreram 56 mortes de detentos.