As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Projeto nacional do Avante pode modificar tabuleiro eleitoral montado por David no Amazonas

Projeto do Avante prevê a eleição de ao menos um deputado federal por Estado, o que envolve a formação de chapa com nomes fortes no Amazonas
28/10/25 às 11:10h
Projeto nacional do Avante pode modificar tabuleiro eleitoral montado por David no Amazonas

David Almeida, Luís Tibé e Renato Júnior

O presidente do Diretório Nacional do Avante, deputado federal Luís Tibé (MG), pediu, numa rápida passagem por Manaus entre ontem e esta terça-feira (28), ao prefeito de Manaus, David Almeida, maior engajamento no projeto do partido de eleger ao menos um deputado federal por estado.

A missão pode implicar na organização de uma chapa forte e eventualmente o deslocamento de peças que hoje estão destinadas a outras missões no planejamento de David Almeida, que é o presidente do Diretório Estadual do Avante, portanto responsável pela organização e planejamento do partido para a eleição do próximo ano.

Um dos interlocutores de Tibé nesta passagem por Manaus, o vice-prefeito Renato Júnior, por exemplo, entrou na rota de possíveis candidatos a deputado federal num cenário em que David Almeida siga na prefeitura e confirme o apoio a pré-candidatura do senador Omar Aziz (PSD).

Se as circunstâncias levarem a uma candidatura de Renato à Câmara Federal, ele estará repetindo um caminho que já foi trilhado por Carlos Souza, em 2010, que deixou a vice de Amazonino Mendes (2009-2012) e conquistou um mandato em Brasília; e Hissa Abraão, que era vice de Arthur Neto (2013-2020) e em 2014 se elegeu deputado federal.

O mesmo pode ocorrer com a filha de David Almeida, a médica Fernanda Aryel, cuja candidatura a ‘vice-governadora” foi colocada pelo prefeito como pré-condição para qualquer candidato a governador obter o apoio dele. Na eleição de 2022, Aryel era tida como uma forte candidata a deputada federal, mas não se candidatou para abrir espaço a outros aliados do prefeito, no caso, o então presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador David Reis, que não obteve exito.

Um terceiro nome que pode mudar de posição no tabuleiro eleitoral de David Almeida é o secretário-chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, que foi lançado como pré-candidato ao Senado, mas pode reforçar uma nominata forte do partido e voltar a ter um mandato em Brasília.


Saiba mais:

André Zogahib e Katia Couceiro lançam candidatura à reeleição na UEA

Com eleitorado de Manaus dividido, políticos abrem temporada de caça ao voto do interior


Bancada define força partidária

Luís Tibé justifica o pedido de formação de uma chapa forte porque o número de deputados federais é usado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para definir a fatia do partido nos recursos dos fundos Partidário, que garante a vida cotidiana dos partidos, e eleitoral, que financia as campanhas.

O tamanho da bancada de um partido também define o número de inserções na propaganda eleitoral gratuita de rádio e televisão, além dos programas partidários semestrais nas TVS.

Atualmente o Avante tem oito deputados federais e quase não cumpriu a cláusula de desempenho, o que lhe deixaria sem acesso aos fundos e ao espaço na mídia. Para ter direito, por exemplo, a uma vaga no colégio de líderes da Casa, o partido dirigido por Tibé formou um bloco partidário com o Solidariedade (cinco deputados) e o PRD (cinco deputados).

Com os 18 parlamentares, o bloco tem uma série de vantagens no encaminhamento de propostas e também indicação para relatoria de projetos.