As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Primeira dose de vacina contra a dengue é aplicada por Alckmin e Padilha nesta segunda-feira (9)

A previsão é produzir até 6 milhões de doses anuais da vacina contra a dengue
09/02/26 às 16:03h
Primeira dose de vacina contra a dengue é aplicada por Alckmin e Padilha nesta segunda-feira (9)

(Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aplicaram nesta segunda-feira (9/), em São Paulo, as primeiras doses da vacina brasileira contra a dengue. A cerimônia ocorreu no Instituto Butantan, responsável pelo desenvolvimento do imunizante, que é o primeiro 100% produzido no Brasil e protege, em dose única, contra os quatro sorotipos da doença.

A vacina, batizada de Butantan-DV, começará a ser distribuída gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para profissionais da atenção primária. A expectativa do Ministério da Saúde é ampliar a vacinação para pessoas de 12 a 59 anos no segundo semestre, conforme o aumento da capacidade produtiva do instituto.


Leia mais

Brasil não tem caso de vírus Nipah, afirma Ministério da Saúde

Com vacinação em queda, covid-19 provoca mortes e expõe risco de novas ondas no Brasil


O governo federal investiu R$ 1,4 bilhão no Butantan, por meio do Novo PAC Saúde, para a construção de duas novas fábricas e a modernização de outras duas unidades. A Fundação Butantan também aportou R$ 400 milhões. Segundo o governo, o objetivo é garantir autonomia nacional na produção de vacinas e soros.

Com a expansão, a previsão é produzir até 6 milhões de doses anuais da vacina contra a dengue e 20 milhões contra o HPV, além de avançar no desenvolvimento de imunizantes com tecnologia de RNA mensageiro.

*Com informações do SBT News.