Os novos exames de imagem realizados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostraram estabilidade em sua condição de saúde, conforme informou o boletim médico divulgado nesta quinta-feira (31/10).
A avaliação revelou que Lula segue sem apresentar sintomas e está apto a manter sua agenda de trabalho na capital federal. No entanto, ele deve continuar o acompanhamento clínico e repetir o exame dentro de três dias.
Este é o terceiro exame de imagem feito pelo presidente desde o acidente doméstico ocorrido em 19 de outubro. Lula sofreu uma queda no banheiro do Palácio do Alvorada, onde bateu a parte de trás da cabeça, o que resultou na necessidade de cinco pontos de sutura. O impacto causou um pequeno sangramento na região da têmpora, que ainda está sendo monitorado por precaução.
Saiba mais:
- Lula vai a hospital e retira os cinco pontos de corte na nuca após queda no banheiro
- Reavaliação de Lula é estável, e presidente está apto para a rotina de trabalho, diz boletim médico
A recomendação médica é que o presidente evite viagens aéreas temporariamente devido ao risco de formação de coágulos que, em um caso mais grave, poderiam demandar intervenção cirúrgica.
Como resultado, Lula já precisou cancelar compromissos internacionais importantes, incluindo a Cúpula dos Brics, na Rússia, a COP29, no Azerbaijão, e a COP16, na Colômbia. Ele também não compareceu a São Paulo para apoiar Guilherme Boulos (PSOL) nos dias finais da campanha para a Prefeitura da capital paulista.