Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Banheiros públicos no Centro: Saullo Vianna anuncia ações da Prefeitura para pessoas em situação de rua

Banheiros públicos no Centro: Saullo Vianna anuncia ações da Prefeitura para pessoas em situação de rua

Lucas Costa
Por Lucas Costa | 04/08/25 às 18:40h

Em entrevista ao programa PodMais, da Rede Onda Digital, o deputado federal licenciado e atual secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), Saullo Vianna (União Brasil), declarou nesta segunda-feira (04/08) que a Prefeitura de Manaus irá construir banheiros públicos no Centro da capital. A medida tem como objetivo combater os fortes odores provocados pela ausência de locais adequados para que pessoas em situação de rua realizem suas necessidades fisiológicas.

Segundo Saullo, a Prefeitura construirá quatro banheiros públicos para melhor atender essa população e contribuir com o reordenamento urbano do Centro de Manaus, que enfrenta problemas crônicos de higiene em algumas áreas.

“Uma das políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua é a instalação de banheiros públicos, para que elas tenham a dignidade de usar um banheiro, de tomar um banho. O poder público não tem como obrigar essas pessoas a saírem da rua. Podemos impedir a construção de barracos, mas não retirar essas pessoas à força. Por isso existem políticas públicas específicas. Hoje, inclusive, o prefeito fez o anúncio de que a Prefeitura vai construir quatro banheiros públicos, principalmente naquela região central, para atender essas pessoas que, mesmo com instrumentos como casas de acolhimento, auxílio-aluguel e tratamento para dependentes químicos, ainda permanecem nas ruas”, explicou o secretário.


Saiba mais:

Bancada do Amazonas volta ao trabalho de olho em anistia, IR e emendas

Comitê gestor da Reforma Tributária vive impasse institucional


Saullo ainda comentou sobre a nova etapa do processo de reordenamento do Centro de Manaus. Ele citou, como exemplo, o entorno da Igreja dos Remédios, que há anos sofre com forte odor de urina e a presença constante de barracos improvisados. Segundo ele, uma ação da Prefeitura foi realizada nesta segunda-feira para melhorar a situação da área.

“Se você fosse lá ontem, na Praça dos Remédios, em frente à igreja, sentiria um forte odor de urina e encontraria fezes e barracos montados no meio da praça. Isso está sendo combatido com ações concretas”, completou Saullo.

Assista ao vídeo: