
Prefeito de São Bernardo do Campo (SP) é alvo de operação da PF e terá de usar tornozeleira

O prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Marcelo Lima (Podemos), foi afastado do cargo após uma operação da Polícia Federal realizada na manhã desta quinta (14/8).
Ele terá de usar tornozeleira eletrônica. A medida cautelar foi determinada pela Justiça, como uma alternativa após a PF solicitar a prisão de Lima. O afastamento do cargo é, a princípio, por um ano.
Marcelo Lima é suspeito de ligação com um servidor que foi alvo da PF em julho — com esse suposto aliado foram encontrados R$ 14 milhões em espécie no mês passado.
Segundo a PF, as investigações sobre o prefeito começaram após a apreensão do dinheiro com esse servidor, que no momento se encontra foragido.
Leia mais:
Prefeito no Maranhão não paga professores e põe culpa em tarifaço de Trump
Procurador de SP é preso pela PF suspeito de estuprar filha de 8 meses
Uma análise feita no celular do servidor em questão mostrou que o homem faria pagamentos de contas do prefeito e da família dele. Também há indícios de pagamento de propina para contratos com empresas de obra, saúde e manutenção do município.
O presidente da Câmara dos Vereadores de São Bernardo, vereador Danilo Lima (Podemos), também é alvo da PF. Ele é primo do prefeito.
Na operação da PF, mais dinheiro foi apreendido hoje. O valor ainda não foi revelado.
Os investigados podem responder por organização criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e ativa. A quantidade de servidores envolvidos no esquema não foi divulgada até o momento.
*Com informações de UOL