O pré-candidato a deputado estadual Francisco Praciano (PT-AM) avaliou, em entrevista ao programa Fiscaliza Geral da rede Onda Digital nesta quarta-feira (13), as recentes alianças do ex-presidente Lula com caciques da política amazonense com foco no pleito de outubro. Ontem, o pré-candidato ao Senado Omar Aziz (PSD) compartilhou vídeo em que aparece ao lado do petista numa conversa sobre a insegurança jurídica que assombra o modelo Zona Franca de Manaus.
No registro, Lula oficializa apoio a Omar na disputa pela reeleição parlamentar. Ainda nessa terça-feira, o senador e pré-candidato a governador Eduardo Braga (PMDB-AM) publicou foto com o ex-presidente nas redes sociais.
“As alianças do Lula estão corretas e têm a função de garantir a eleição, ganhar a eleição e governar“, afirmou Praciano. O ex-deputado federal, que obteve votação expressiva para o cargo em 2014, disse que ainda não há articulação para definir um candidato a vice-governador pelo partido na chapa de Braga. No entanto, Praciano citou o nome da Secretária Nacional das Mulheres do PT, Anne Moura, como possível indicada para o cargo.
Leia mais:
Praciano fala sobre eleições e falta de representatividade de deputados na ALEAM
“Seria um privilégio tê-la como vice na aliança. Conforta e equilibra um pouco mais”. Sobre a parceria com Braga, Praciano justificou que “o PMDB é um partido muito pulverizado, está no país todo, portanto é importante para a governabilidade“.
O ex-deputado federal, no entanto, se declarou a favor da extinção das alianças partidárias. “Partidos totalmente antagônicos nas ideias e programas se reúnem para fazer um esquema. Por trás desse esquema não há ideologia coerente, um programa conjunto, consistência entre eles. Acabou a eleição, cada um vai pro seu lugar. Gostaria que as alianças partidárias fossem proibidas. Caso contrário, é difícil manter a coerência na política”.