As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Por vídeo, Lula e Trump conversam sobre tarifaço; Haddad chama conversa de ‘positiva’

Conversa por videochamada foi a primeira interação entre os 2 líderes desde aceno de Trump para negociar, na ONU
Por vídeo, Lula e Trump conversam sobre tarifaço; Haddad chama conversa de ‘positiva’

(Foto: montagem)

O presidente Lula (PT) conversou na manhã desta segunda (6/10) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por videochamada. É a primeira conversa entre os dois líderes após os acenos do americano à abertura das negociações sobre tarifas, feitos durante a Assembleia da ONU (Organização das Nações Unidas).

O principal assunto da conversa foi o tarifaço. O Brasil se tornou um dos principais alvos da taxação dos Estados Unidos, que chega a 50% para produtos importantes como café, carne, algumas frutas, entre outros alimentos.

Lula quer reduzir as imposições, mas tem dito que a “soberania não é negociável”, referindo-se ao julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump.

Apesar de nenhum dos dois governos já ter divulgado detalhes sobre a conversa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o papo foi “positivo”. Ele acompanhou o presidente no Palácio da Alvorada junto ao chanceler Mauro Vieira e ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).


Leia mais:

Ao lado de Janja, Lula é ovacionado em show de Maria Bethânia; veja

EUA divulgam rascunho de modelo da moeda de US$ 1 com rosto de Trump estampado


Entenda: Aproximação entre Lula e Trump

No fim de setembro, durante viagem de Lula a Nova York para a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), os líderes se encontraram rapidamente e combinaram de agendar reunião para tratar das tarifas impostas a produtos brasileiros pela Casa Branca.

Na ocasião, Trump falou que teve “boa química” com o presidente brasileiro e sinalizou pela primeira vez interesse em negociar.

A expectativa é que a videoconferência abra caminho para um encontro presencial entre Lula e Trump, que ainda não tem data para ocorrer.

*Com informações de UOL e Metrópoles