Após ser criticada por colegas, a ex-vereadora Janaína Lima (PP) decidiu doar à Câmara Municipal de São Paulo a privada e as duas pias que foram retiradas por ela do antigo gabinete que ocupava.
A atitude tinha virado motivo de piada entre os parlamentares durante a cerimônia de posse da nova legislatura da Câmara, na quarta-feira (1º/1), e também foi criticada nas redes sociais.
Tudo começou quando o vereador eleito, e ex-BBB Adrilles Jorge (União Brasil), que herdou o espaço deixado por Janaína, disse que o gabinete estava sem pia e sem vaso sanitário.
Veja abaixo o vídeo da Câmara que mostra a privada sendo levada embora:
Leia mais:
CCJ do Senado aprova aumento de penas para desvio de verbas da saúde e educação
“Os bons tempos estão voltando”: David Reis dá cutucada em vereador que não se reelegeu
A decisão de voltar atrás foi publicada em um vídeo nas redes sociais da política, no qual Janaína diz que entregou o gabinete respeitando todas as leis da legislação interna da Câmara. Ela adicionou:
“Por orientação do jurídico, equipamentos instalados com recursos próprios foram retirados. No entanto, por uma decisão pessoal, esses equipamentos estão sendo doados agora para a Câmara Municipal decidir o seu melhor destino”.
Quando a polêmica explodiu, a ex-vereadora se defendeu afirmando que quando assumiu o mandato de vereadora, ainda pelo partido Novo – do qual foi expulsa –, não havia banheiro interno no gabinete. Ela, então, teria pago do próprio bolso algumas mudanças estruturais no local e, portanto, se viu no direito de levar o material embora.
Eleita pelo partido Novo em 2020, Janaína Lima foi vereadora de São Paulo por dois mandados, mas não conseguiu se reeleger em 2024.
*Com informações de Metrópoles