Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Polarização cresce no Brasil: 39% se dizem petistas e 37%, bolsonaristas, segundo Datafolha

Polarização cresce no Brasil: 39% se dizem petistas e 37%, bolsonaristas, segundo Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8/8) aponta que 39% dos eleitores se dizem petistas, e 37% se consideram bolsonaristas. Entre os entrevistados, 18% se afirmam neutros, 5% disseram não apoiar nenhum candidato e 1% não soube responder.

O questionário foi feito antes do decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda-feira (4) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Em junho, a diferença de porcentagem dos que se diziam petistas e bolsonaristas era maior, de 5%. Os neutros eram em 20%, os que não se identificavam com nenhuma das alas era de 7% e 2% não souberam responder.


Leia mais:

Datafolha: 48% dos brasileiros acham que Bolsonaro devia ser preso; 46% acham que deveria ficar livre

Prisão domiciliar de Bolsonaro divide opiniões nas redes sociais, aponta pesquisa


Foram ouvidas presencialmente 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo país entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Datafolha pediu que os entrevistados se encaixassem numa escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista). Aqueles que responderam “um” ou “dois” foram classificados como “bolsonaristas”, e os que declararam “quatro” ou “cinco” foram qualificados como “petistas”. Já quem respondeu “três” foi tido como “neutro”.

Conforme aponta a série histórica da pesquisa, realizada desde dezembro de 2022, a polarização política segue avançando no país.

*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil.