
Polarização cresce no Brasil: 39% se dizem petistas e 37%, bolsonaristas, segundo Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (8/8) aponta que 39% dos eleitores se dizem petistas, e 37% se consideram bolsonaristas. Entre os entrevistados, 18% se afirmam neutros, 5% disseram não apoiar nenhum candidato e 1% não soube responder.
O questionário foi feito antes do decreto de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na segunda-feira (4) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
Em junho, a diferença de porcentagem dos que se diziam petistas e bolsonaristas era maior, de 5%. Os neutros eram em 20%, os que não se identificavam com nenhuma das alas era de 7% e 2% não souberam responder.
Leia mais:
Prisão domiciliar de Bolsonaro divide opiniões nas redes sociais, aponta pesquisa
Foram ouvidas presencialmente 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em 130 municípios pelo país entre os dias 29 e 30 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Datafolha pediu que os entrevistados se encaixassem numa escala de 1 (bolsonarista) a 5 (petista). Aqueles que responderam “um” ou “dois” foram classificados como “bolsonaristas”, e os que declararam “quatro” ou “cinco” foram qualificados como “petistas”. Já quem respondeu “três” foi tido como “neutro”.
Conforme aponta a série histórica da pesquisa, realizada desde dezembro de 2022, a polarização política segue avançando no país.
*Com informações de Metrópoles e CNN Brasil.