O senador Plínio Valério (PSDB) disse à Rede Onda Digital nesta sexta-feira, 9/5, que o Amazonas precisa de outras matrizes econômicas para não depender totalmente da Zona Franca de Manaus (ZFM). A fala surgiu depois da repercussão nacional da criação de uma Zona Franca em Brasília (DF).
“Estamos analisando, a minha assessoria está vindo até que ponto prejudica, claro, se prejudicar, a gente vai ser contra. A princípio, somos contra a Zona Franca em Brasília, sim, mas a gente tem que buscar modelos, buscar matrizes que a gente possa livrar disso”, pontuou o parlamentar.
O parlamentar ainda citou outros exemplos que podem ser aplicados no Estado. “A gente vive de Zona Franca, vive, mas Rondônia já tem plantação, Roraima tem tambaqui, produz verdura e a gente fica nessa bagatela. O senador de vocês vai combater a Zona Franca em Brasília, certo, mas a gente tem que criar vergonha na cara e procurar ter outros meios, para conseguir isso”.
Saiba mais:
Políticos do Amazonas cumprimentam e saúdam Papa Leão XIV
Eleições no PT-AM: Zé Ricardo entra na disputa interna e faz inscrição nesta sexta
Ainda de acordo com Plínio Valério, o Estado precisa deixar de depender somente da ZFM e evitar a discussão e a narrativa de que tudo pode ser uma ameaça para essa matriz econômica.
“A gente tem que parar com essa história de que tudo é ameaça para a Zona Franca, qualquer coisa está ameaçando a Zona Franca, qualquer coisa a Zona Franca vai acabar. A Zona Franca não vai acabar agora, ela vai acabar por uma inanição, um dia lá. Nós conseguimos mais a prorrogação de 50 anos, nos foi dado para que pudéssemos desenvolver e a gente não fez isso”, declarou.
Acompanhe a declaração:
Plínio Valério é contra Zona Franca no DF, mas sugere outras matrizes econômicas para o AM pic.twitter.com/fW4ygBqq2G
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 9, 2025