As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Aprovação de urgência do PL da Anistia causa reações entre deputados

A data de votação do projeto ainda será definida
Aprovação de urgência do PL da Anistia causa reações entre deputados

Deputados no plenário da Câmara durante votação da urgência da anistia. (Foto: reprodução/Bruno Spada/ Câmara dos Deputados)

A aprovação do pedido de urgência para tramitação do Projeto de Lei da Anistia gerou fortes reações de parlamentares da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (17/9). Os manifestantes que criticaram duramente o projeto pedem o veto do perdão a investigados ou condenados por crimes julgados pelo STF e os que defendem pedem que siga imediatamente em pauta.

A deputada Duda Salabert (PDT-MG) criticou duramente o projeto. Anteriormente propôs uma lei alternativa para vedar o perdão a investigados ou condenados por crimes contra a democracia. Pelas redes sociais, a mineira afirmou que “deputados decidiram premiar criminosos”.

“Hoje, rasgaram a Constituição para aprovar a urgência do PL da Anistia. Enquanto o STF deu uma resposta exemplar, deputados decidiram premiar criminosos”, manifestou Salabert.

O deputado do Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL), defendeu que o PL siga imediatamente em pauta e apelou ao engajamento público e à pressão sobre deputados para aprovar o projeto com celeridade. Ele publicou em suas redes sociais a comemoração dos parlamentares propositores do projeto.

“Aprovamos a urgência do PL da Anistia! Primeiro passo, dia de festa, mas é só o começo de uma luta por justiça e pacificação”, celebrou Alberto Neto.

Além disso, Alberto Neto comentou que a tramitação urgente é essencial para que o PL avance rápido no Congresso.

Com o requerimento de urgência aprovado por 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções, o PL da Anistia foi acelerado na pauta da Câmara. A data de votação do projeto ainda será definida.

Os projetos com urgência podem ser votados diretamente no Plenário, sem passar antes pelas comissões da Câmara.